Tipos de vidro

Alguns dos principais tipos de vidro e suas correspondentes utilizações

Em nosso cotidiano, utilizamos diverentes tipos de vidro que passam quase que desapercebidos. Isso porque o vidro é usado, mais para deixar ver, do que para ser visto, como é o exemplo de embalagens de alimentos, pára-brisa de carros e vitrines de lojas

 

Vidro para embalagens

Garrafas, potes, frascos e outros vasilhames fabricados em vidro comum nas cores branca, âmbar e verde;

 

 

Vidros para a construção civil

Vidro plano – vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos,vidros refletivos, vidros anti-reflexo, vidros temperados, vidro laminado, vidros aramados, vidros coloridos, vidros serigrafados, vidros curvos e espelhos fabricados a partir do vidro comum;

 

 

Vidros domésticos

Tigelas, travessas, copos, pratos, panelas e produtos domésticos fabricados em diversos tipos de vidro;

 

 

Vidros técnicos

lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, tubos de TV, vidros para laboratório (principalmente o vidro borossilicato), para ampolas, para garrafas térmicas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos;

 

 

Vidro temperado

Vidro comum com aquecimento entre 700° e 750° através de um forno e resfriamento com choque térmico, normalmente a ar, causando aumento da resistência por compactação das camadas superficiais. O aumento da resistência mecânica chega a cinco vezes. O vidro após o processo de têmpera não poderá ser submetido a lapidação de suas bordas, recortes e furos.

 

 

Vidro laminado

Composto por lâminas plásticas e de vidro. É utilizado entre outras aplicações em pára-brisas de automóveis, clarabóias e vitrines.

 

 

Vidro comum

Decorados ou beneficiados – São os vidros lapidados, bisotados, jateados, tonalizados, acidados, laqueados e pintados, utilizados na fabricação de tampos de mesas, prateleiras, aparadores, bases e porta-retratos. Nas espessuras de 2 mm a 25 mm (já se fabricam vidros planos de até 50 mm, para fins especiais em construção civil).

 

 

Vidro float

É um termo para a perfeição, vidro plano transparente (produto básico). O termo “float” de vidro deriva do método de produção, introduzido no Reino Unido por Sir Alastair Pilkington no final de 1950, pelo qual 90% do vidro plano hoje é fabricado. Produção: As matérias-primas (areia sílica, cálcio, óxido de sódio e magnésio) são devidamente ponderadas e mistas e, então, introduzido em um forno onde são derretidos em 1500 ° C. O vidro derretido, então, flui a partir do forno de vidro em um banho de estanho fundido em uma fita contínua. O vidro, que é altamente viscoso, e do estanho, que é muito fluido, não se misturam com a superfície de contato entre esses dois materiais é perfeitamente plana. Quando ele sai do banho de estanho fundido o copo ter arrefecido o suficiente para passar para uma câmara de recozimento chamada lehr. Aqui ele é resfriado a uma temperatura controlada, até que ele é, essencialmente, à temperatura ambiente.

 

 

Vidro Moldavite

O Vidro Moldavite formado pelo impacto de meteoritos em determinadas áreas da superfície terrestre.

 

 

Vidro Robax

Desenvolvido pela Schott na Alemanha, o vidro Robax é uma opção arrojada que complementa esse item charmoso e aconchegante de uma casa. Aos mais preocupados com o quesito segurança, a fabricante logo ressalta: não existe risco de o Robax se quebrar, trincar e provocar acidentes por causa de calor excessivo.

A fabricação se assemelha ao de um vidro comum. A grande diferença é a técnica de ceramização, quando o vidro passa num forno especial que alcança os 900°C, o que garante ao produto final maior resistência ao calor e transferência segura de temperatura.

 

 

Vidro Líquido

A mais nova criação desse novo universo chamado nanotecnologia consiste em uma camada flexível, super fina e lisa, à base de sílica, que cria uma superfície que repele líquidos, sujeira e até bactérias. O vidro líquido ( Liquid Glass)  é o último grito no mundo da tecnologia. Flexível e fino como um cabelo humano, o produto protege tudo – desde taças até concreto – contra líquidos, sujeira e germes.

A substância se funde com os materiais tratados, criando uma barreira impenetrável, até mesmo para a radiação ultravioleta. Apesar de endurecer em 30 minutos a uma hora, o vidro permanece flexível, podendo também ser nebulizado sobre tecidos como carpetes, tornando-os resistentes a sujeira e odores. Ao mesmo tempo, a camada age exatamente como uma membrana, permitindo que a superfície respire: tanto o oxigênio como a água conseguem propagar-se para fora da barreira.

A empresa familiar alemã Nanopool detém a patente da tecnologia que tem recebido grandes elogios. Dieter Schwindt, fundador da companhia em 2001, contou à Deutsche Welle que o produto é baseado em SiO2, conhecido como sílica, o segundo composto mais abundante na Terra e o principal componente do vidro.

“Nosso segredo é que encontramos uma forma de aplicar a sílica, dissolvida em água ou álcool, em qualquer superfície, sem emprego de energia, e a deixamos endurecer à temperatura ambiente”, disse Schwindt. Segundo ele, o revestimento de vidro pode ser aplicado por meio de spray ou espalhado com um pano sobre a superfície.

 

 

 

Vidro Light points

O Light Points, desenvolvido pela Schott, consiste em um vidro incolor com pequenos pontos de luz (leds) disponíveis nas cores azul, branco, vermelho e verde ou numa combinação entre essas tonalidades. A carga elétrica é transmitida através de uma película, com espessura inferior a um fio de cabelo, que leva iluminação aos leds e garante efeitos impressionantes ao ambiente.  São ideais para os que desejam levar tecnologia inovadora para fachadas, letreiros comerciais, corrimão de vidro, aeroportos e hotéis, entre outros. Além dos diferenciais estéticos, o Light Points oferece alta segurança, já que por ele não circula energia elétrica, mas, sim, uma luz fria.

 

 

Vidro cerâmico

O vidro cerâmico foi descoberto nos primeiros anos da década de 70, num acidente fortuito, durante um estudo de cristalização que estava sendo conduzido pelo Dr. S. D. Stookey, na Corning e acabou se tornando uma solução ás necessidades do mercado dos aparelhos de aquecimento. Ese tipo de vidro nunca quebrará com o calor, pois resiste até 800°C, e a lenha normal arde a 200°C tendo picos um pouco superiores.

 

 

Vidro Esmaltado

Na produção do vidro esmaltado, aplica-se uma tinta que se funde ao vidro depois de submetida à determinada temperatura na têmpera. Além de ser de fácil limpeza, ele controla a transmissão de calor, dá mais privacidade ao ambiente e ainda tem toda a segurança de um vidro temperado.

 

 

 

Vidro Plumbífero

Destaque no setor, os vidros Plumbífero RD30 e RD50, desenvolvidos pela Schott, são verdadeiros aliados da saúde. Utilizados, principalmente, em salas de radiografia, radioterapia e em laboratórios de pesquisas e de testes de materiais, eles são vidros anti-radiação, capazes de proteger profissionais e pacientes contra os raios X e Y, nocivos à saúde.

 

 

 

Vidro Solar-E

O Solar-E é um vidro pirolítico com camada metálica de baixa emissividade. Este processo de produção, on –line, torna a camada metálica mais resistente, pois a mesma é depositada no vidro ainda na linha de produção do float e em conseqüência da baixa emissividade e da reduzida entrada de calor, o vidro apresenta boa performance térmica, o que torna o ambiente muito agradável.

 

 

Vidro Metálico

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram uma nova classe de compósitos estruturais baseados no titânio. Os novos materiais, classificados como vidros metálicos, são mais leves e mais baratos, além de manterem a tenacidade e a ductilidade – a capacidade para ser deformado sem quebrar – do caro metal original.

 

 

Vidro vulcânico

Vidro vulcânico pode referir-se a vários tipos de rochas ígneas vítreas.

• Obsidiana – um vidro riolítico com elevado teor de sílica é o mais comum.

Entre outros tipos de vidro incluem-se:

• Pedra-pomes – considerada um vidro pois não possui estrutura cristalina.

• Taquilito – um vidro basáltico com conteúdo de sílica relativamente baixo.

• Sideromelano – uma forma menos comum de taquilito.

• Palagonite – um vidro basáltico com conteúdo silicioso relativamente baixo.

• Hialoclastite – uma brecha hidratada tipo tufo composta por sideromelano e palagonite.

• Cabelo de Pele – fibras de vidro vulcânico, usualmente basáltico.

 

 

Perlite

A perlite ou perlita é um tipo de vidro vulcânico, de composição riolítica que tem seu ponto de fusão a 1260 °C. Plena de fissuras concêntricas, originando áreas esferoidais, em torno das quais as fissuras se repetem como “cascas de cebola”. A alteração e disjunção destas rochas pode originar esferolitos (“pérolas” ou “berlindes”) vítreos. Dos vidros deste tipo diz-se que têm textura perlítica.

 

 

Vidro borossilicato

O vidro borossilicato é um tipo de vidro resistente ao calor e aos tratamentos químicos, sendo usado nos laboratórios e industrias químicas, em equipamento de cozinha, iluminação e em janelas especiais.

 

 

Vidro do mar

Vidro do Mar (também conhecido como vidro da praia, lágrimas de sereia, lágrimas da sorte, entre muitos outros nomes) é o vidro encontrado nas praias ao longo do oceanos ou grandes lagos que parou ali de alguma maneira. Ele é suavizado pela água e areia, criando pequenos pedaços de vidro liso, fosco.

Vidro mar é um dos poucos casos de um item valioso que está sendo criado a partir das ações do ambiente feito de areia sobre o homem.

 

 

Vidro de urânio

O vidro de urânio é vidro que contém urânio, geralmente em forma de óxido diuranato, adicionado a uma mistura de vidro antes da fusão. A proporção, geralmente, varia de níveis para cerca de 2% em peso de urânio, apesar de que no século XIX, peças foram feitas com até 25% de urânio.

Com vidro de urânio era feito, algumas vezes,mesas e artigos domésticos, mas caiu fora de uso generalizado quando a disponibilidade de urânio para a maioria das indústrias foi severamente usada durante a Guerra Fria. A maior parte desses objetos são agora considerados antiguidades ou colecionáveis, embora tenha havido uma menor evolução na arte do vidro. Caso contrário, o moderno vidro de urânio está agora limitado principalmente a pequenos objetos como esferas ou mármores como novidades científicas ou decorativa. Devido a fraca radioatividade do urânio e além de sua pequena quantidade misturada ao vidro não é considerado um material de risco no uso humano.

 

 

Vidro de spin

Um vidro de spin (do inglês spin vidro) é um sistema magnético no qual, no conjunto, os acoplamentos entre os momentos magnéticos dos distintos átomos é aleatório nas interações de troca de sinal variável, tanto ferromagnético como antiferromagnético e apresenta um forte grau de frustração aumentado por desordem estocástica. Esta desordem magnética é semelhante a ordenação posicional de um vidro químico convencional.

Vidros de spin apresentam muitas estruturas metaestáveis levando a uma plenitude de escalas temporais, que são difíceis de explorar experimentalmente ou em simulações.

A interação com os elétrons de condução do metal origina a interação de troca de RKKY, de longo alcance e com sinal variável, entre os spins localizados em posições aleatórias. No entanto, quando a temperatura de transição é suficientemente baixa, os efeitos quânticos adquirem relevância devido à possibilidade de tunelamento.

O vidro de spin mais característico consiste numa liga de impurezas magnéticas diluídas numa matriz de metal nobre, como Mn em Cu.

Diz-se que a desordem que apresentam é recosturada devido a que os valores destes ditos acoplamentos aleatórios permanecem congelados durante o tempo de observação. Para sua análise matemática se tem desenvolvido diversas ferramentas como, por exemplo, o truque das réplicas. Aspectos essenciais da transição de vidros de spin são explicados utilizando modelos onde os spins são considerados como variáveis clássicas, como no modelo de Sherrington-Kirkpatrick.

 

 

 

Vidro de relógio

Um vidro de relógio é um pequeno recipiente de vidro com formato semi-circular. Sua principal função é a pesagem de pequenas quantidades.

 

 

Vidro anti-reflexo

Durante a fabricação do anti-reflexo, o vidro plano passa por um processo que tira o brilho de sua superfície. No mercado vidreiro, há dois tipos desse vidro: os que diminuem a reflexão (importados) e os que têm textura (nacional).

O anti-reflexo fabricado no Brasil é composto de microtexturas e possui capacidade muito grande de difusão de luz. O importado ganha uma película invisível, aplicada durante o processo de fabricação, para atenuar os reflexos de luz natural ou artificial.  Caso seja laminado com outro anti-reflexo, o vidro adquire opacidade, ficando bem parecido com o vidro acidado.

Benefícios

Elimina reflexos luminosos sem alterar a capacidade de transmissão de luz.

Aplicações

Molduras de pinturas e fotografias; confecção de caixas de vidros para objeto de arte; joalherias; divisórias; vitrinas de lojas; museus; e zoológicos.

 

 

Vidro comum

O vidro comum é composto por sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio. Essas matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro, fundido a aproximadamente 1.000 graus, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica a medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.

O vidro comum pode ser incolor, verde, fumê e bronze. Para obter vidros comuns coloridos, é preciso juntar corante no processo de fabricação. No Brasil, é produzido em diversos tamanhos e com espessuras que variam de 2 a 19 mm.

 

 

Vidro refletivo

Este é um vidro float comum com um revestimento metálico para reduzir o calor solar. Este revestimento metálico especial também produz um efeito de espelho, impedindo o sujeito de ver através do vidro. É usado principalmente em fachadas.

Produção:

Pirolítico (On-Line): neste processo, óxidos metálicos semi-realizados são aplicados diretamente no vidro durante a produção de vidro float, enquanto o vidro ainda está quente no lehr de recozimento. Trata-se de revestimentos duros que são relativamente nocivos para o ambiente.

Vácuo (magnetron) processo (off-line): neste processo uma ou mais camadas de óxido de metal são aplicadas sob um vácuo de vidro acabado. Os revestimentos aplicados por esta técnica são macios e deve ser protegida contra as influências externas e, portanto, utilizados para o lado interior de vidros. Existem algumas outras técnicas para o revestimento OFF-LINE:

• Processo de Imersão
• Processos Químicos
• Folha
• Vidros blindados

 

 

Vidro Low-e

Vidro (Low-E) é um vidro transparente, tem um revestimento microscopicamente fino de óxido de metal. Isso permite que os calores do sol e da luz possam atravessar o vidro para dentro do prédio. Ao mesmo tempo em que bloqueia o calor de sair da sala, reduzindo consideravelmente a perda de calor.

Produção:

On-line (processo pirolítico) revestido: este é um vidro transparente que foi revestido com um óxido de metal por meio de pirólise quando o vidro sai do banho de estanho (a 650 ° C). O revestimento é, portanto, muito resistentes a danos mecânicos, e desta maneira o vidro Low-e pode ser cortado, temperado ou laminado como vidro revestido normal.

Off-line (processo de magnetron) revestidos: é um vidro transparente que tenha recebido, em uma de suas faces, um revestimento de prata aplicada pelo magneticamente avançada sputtering catódica. Este tipo de Low-E deve ser usado exclusivamente em vidro isolante, com o revestimento em uma face interna. Pode ser temperado e laminado.

 

 

Espelho

Os espelhos são normalmente feitos de vidro com uma superfície lisa e polida que forma imagens por reflexão dos raios solares e da luz. Os espelhos são dispositivos extremamente úteis e práticos e são comumente usados em todas as áreas da vida cotidiana. O método de produção original de fazer espelhos de vidro consiste em depositar uma camada de metal, principalmente prata, na superfície do vidro ou do corpo colorido. Uma camada de cobre, que por sua vez é protegido por um revestimento protetor pintado, geralmente protege este depósito. A prata dá o espelho suas propriedades reflexivas.

 

 

Vidro Duplo ou Vidro Insulado

O vidro insulado é uma combinação de vidro multi-composto por dois ou mais painéis que encerram um espaço de ar hermeticamente fechados. A função mais importante de vidro de isolamento é reduzir as perdas térmicas, que oferece muitas vantagens: menor consumo de energia, perfeita transparência, reduzindo a incidência de condensação no lado do ar quente e a possibilidade de utilização de maiores áreas envidraçadas, sem aumentar o consumo de energia.

Produção

O vidro duplo é uma unidade de vidro composto de duas ou mais placas de vidro separadas por espaçadores cheios de ar desidratado ou gás. As folhas são conectadas por um espaçador, utilizando selantes para reduzir a penetração do vapor de água. Toda a unidade é hermeticamente montada por um selo de borda secundária que dá robustez estrutural para o vidro de isolamento. O espaçador contém um dessecante que absorve a umidade de dentro do espaço aéreo. A unidade de vidro isolante (UVI) é feito manualmente ou com uma instalação automática.

 

 

Vidro Impresso ou Vidro Fantasia

O vidro impresso é temperado ou vidro térmico reforçado, sua face está abrangida, total ou parcialmente, com pigmentos minerais. Além de sua função decorativa, o vidro fantasia é também um controlador de raios solares. O vidro fantasia é usado para vidros e para o revestimento de fachadas e telhados. Pode ser montado em vidro laminado ou de vidro de isolamento. A produção de vidro fantasia é feita pelo depósito de pigmentos minerais especiais na superfície do vidro que vitrificarão em temperaturas de recozimento ou de têmpera. Este é um depósito, estável e não biodegradável, e pode ser feito em uma ou mais cores, e em figuras diferentes.

 

 

Vidro modelado

O vidro modelado é uma estrutura lisa não perfeita com diferentes padrões. A profundidade, tamanho e forma dos padrões determinam em larga medida a magnitude e a direção de reflexão.O vidro modelado geralmente transmite apenas um pouco menos do que a luz do vidro transparente. Ele pode ser usado para uma variedade de aplicações: design de interiores e decoração, móveis, janelas, mobiliário urbano, etc

Produção:
O vidro modelado é feito com um processo de vidro laminado. O vidro semi-fundido é espremido entre dois rolos de metal. O rolo de fundo é gravado com o negativo do oleiro. A espessura é controlada pelo ajuste da distância entre os roletes.

 

 

Vidro fotovoltaico

Vidro Fotovoltaico é um vidro especial com células solares integradas, para converter energia solar em eletricidade. Isso significa que pode ser usada em um prédio inteiro dentro das áreas de cobertura e fachada para a capitação de energia solar.

Produção:

As células solares são colocadas entre duas placas de vidro e que são preenchidas com uma resina especial entre os painéis, de forma segura envolvendo as células solares em todos os lados. Cada célula individual tem duas conexões elétricas, que são ligadas a outras células no módulo, para formar um sistema que gera uma corrente elétrica direta.

 

 

Vidro de proteção de Raios-X

Este é um vidro de cor âmbar contendo óxido de chumbo 70%, o que reduz significativamente a radiação ionizante (X e Y). Está disponível em folhas soltas, laminado ou incorporadas a unidades de vidro duplo. Vidro de proteção de Raios-X é usado em salas de radiologia médica ou industrial.

 

 

Vidros aquecidos eletricamente

Vidros aquecidos eletricamente são vidro laminado, incorporando fios condutivos eletricamente quase invisíveis. É composto por duas ou mais chapas de vidro laminado com um ou mais filmes de polivinil butiral (PVB). Esta montagem combina conforto com segurança, a condensação e previnem. O vidro aquecido eletricamente é adequado para qualquer situação onde há alto teor de umidade no ar e onde a diferença entre a temperatura interna e externa pode levar a risco de condensação.

 

 

Vidro eletrocrômico

Vidro eletrocrômico é um componente de poupança de energia para os edifícios que podem mudar de cor através de um comando. Ele funciona através da passagem de baixa tensão cargas elétricas através de um revestimento microscopicamente finas na superfície do vidro, ativando uma camada eletrocrômica que muda de cor de claro para escuro. A corrente elétrica pode ser ativado manualmente ou por meio de sensores que reagem a intensidade da luz. O escurecimento do vidro reduz a transmissão de energia solar no edifício. Quando há pouca luz solar, ilumina o vidro, de modo que a necessidade de luz artificial é minimizada.

 

 

Vidro de cristal líquido

Este é o vidro laminado, com um mínimo de duas folhas transparentes ou coloridas de vidro e uma película de cristal líquido, montado entre pelo menos dois intercalares de plástico. No estado OFF, os cristais líquidos não estão alinhados, o que impede a visão, mas permite a passagem de luz através do vidro. Quando é ligado, os cristais líquidos alinham, transformando o vidro transparente e permitindo a visão através do vidro. A mudança de transparência acontece em milésimos de segundos.O vidro de cristal líquido é projetado para aplicações internas, inclusive divisórias, vitrines, telas de banco.

 

 

Vidro auto-limpante

Vidro autolimpante é um vidro float comum com um revestimento especial fotocatalítico. É feito por ligação química e integração de uma camada de superfície microscopicamente finas à superfície exterior do vidro. O revestimento integrado reage ao sol e aos raios ultravioleta de forma gradual e continuamente, de maneira a quebrar a sujeira orgânica através do que é chamado de efeito fotocatalítico. Em outras palavras, significa que o revestimento fotocatalítico ativo integrado na parte externa do vidro absorve do sol os raios ultravioletas. Isso provoca uma reação na superfície que quebra a sujeira e solta-la a partir do vidro. Esse tipo de vidro tem também propriedades hidrofílicas, significando que a chuva escorre pelo painel como uma folha, limpando a sujeira em vez de, como acontece com os óculos normais, deixando a sujeira para trás. Como resultado destes dois efeitos, o revestimento especial auto-limpante mantém o vidro limpo durante um período mais longo que o vidro normal em aplicações onde é exposto à chuva.

 

 

Vidro Jateado

Este é produzido por pulverização de areia em alta velocidade sobre a superfície do vidro. Isto dá uma superfície de vidro translúcido, que normalmente é mais áspero do que a obtida por decapagem. Durante o jateamento, somente as áreas que devem permanecer transparente são mascarados para a proteção. A profundidade e o grau de translucidez do jato de areia no acabamento variam com a força e o tipo de areia utilizada.O Jato de areia em vidro pode ser usado em diversas aplicações de design de interiores em ambos os ambientes residenciais e comerciais: portas, telas de chuveiro, divisórias e as telas de interiores, mobiliários, etc.

 

 

Vidro Acidatado

Ele é produzido por ataque ácido de um lado do vidro float.O vidro acidatado tem uma aparência distinta, uniformemente liso e como cetim. O vidro acidatado admite luz, proporcionando amolecimento e controle de visão. Pode ser usado tanto em ambientes residenciais e comerciais (portas, telas de chuveiro, móveis, paredes, etc.)

 

 

Vidro Serigrafado

No processo de serigrafia do vidro é feita a aplicação de uma tinta vitrificada(esmalte cerâmico)no vidro comum,incolor ou colorido na massa.Em seguida esse vidro passa por um forno de têmpera onde os pigmentos cerâmicos passam a fazer parte dele.Ao final do processo,obtém-se um vidro temperado com textura extremamente resistente,inclusive ao atrito com metais pontiagudos.

 

 

Vidro Curvo

O Vidro curvo é um vidro normal, que é curvo com um processo especial. Ele pode ser usado para locais externos, tais como fachadas, vitrines, elevadores panorâmicos e também é comumente usado para locais internos como portas de chuveiro, geladeira, armários. A produção de vidro curvo é em um molde horizontal, lentamente acontece o aquecimento do vidro para aproximadamente 600 ° C, na qual o vidro amolece suficiente e toma a forma do molde. O vidro é então resfriado lentamente para evitar tensões internas. O molde em si tem um papel muito importante na fabricação de vidro curvo, pois determina a qualidade e o ângulo da curva.

 

 

Vidro U-glas

É um vidro perfilado auto-portante com formato em U. A seção resistente de suas barras é a sua principal prerrogativa.
Vinculadas ás estruturas perimetrais, elas permitem envidraçar amplos vãos.

O U-glas é também denominado vidro estrutural.
A rigidez do U-glas permite o assentamento vertical em parede simples ou dupla, interna ou externamente. A capacidade de estanqueidade é assegurada pelo uso de másquites plásticos.

 

 

Vidro laminado

O vidro laminado é fabricado pela união de duas ou mais camadas de vidro, juntamente com camadas de PVB, sob calor e pressão, para criar uma única lâmina de vidro. Quando quebrado, o PVB mantém as camadas de vidro coladas e impede que esta cause maiores transtornos. A intercalar também pode dar o vidro um melhor isolamento acústico.

Existem vários tipos de vidro laminado fabricados com diferentes tipos de vidro e intercalares, que produzem resultados diferentes quando quebrado.

O vidro laminado, que é composto de vidro recozido é normalmente utilizado quando a segurança é uma preocupação, este vidro é particularmente adequado onde é importante para garantir a resistência da folha inteira após a ruptura, tais como: frentes de lojas, varandas, escadas, grades, vidro do teto.

O vidro laminado temperado é projetado para quebrar em pedaços pequenos, evitando possíveis lesões. Quando ambas as peças de vidro são quebradas, produz um efeito de “cobertor molhado” e ele vai cair fora de sua abertura.

O vidro laminado com calor reforçado é mais forte que recozido, mas não tão forte como moderado. É muitas vezes utilizado, onde a segurança é uma preocupação. Ele tem um padrão maior do que quebrar moderado, mas porque mantém a sua forma (ao contrário do “cobertor molhado” efeito de vidro laminado temperado) permanece na abertura e pode suportar mais vigor por um período maior de tempo, tornando muito mais difícil para passar.

 

 

Vidro laminado Temperado ou Vidro anti-vandalismo

O vidro laminado temperado ou vidro anti-vandalismo chamado por outros é um vidro multilaminado capaz de preservar ambientes contra ataques de pedras, marretas, entre outros.  Apesar de ser um vidro multilaminado assim como o blindado, o vidro anti-vandalismo se difere na composição e na aplicação indicada. É composto por duas ou mais lâminas de vidro intercaladas com polivinil butiral (PVB) ou resina. A composição, no entanto, pode variar de acordo com o fabricante. O multilaminado anti-vandalismo deve ser encaixilhado na instalação e pode ser feito com espessuras de até 60 mm.

Benefícios

Desenvolvido para impedir ataques rápidos com pedras e armas brancas como faca, marreta, martelo e pé-de-cabra em tentativas de roubos e deterioração de ambientes.

Aplicações

Especialmente indicado para vitrinas de lojas de luxo, jaulas envidraçadas para animais selvagens, cadeias, casas de câmbio, lojas de antiguidade, casas de armas, hospitais psiquiátricos, relojoarias e joalherias.

 

 

 

Vidro resistente ao fogo

Os vidros resistentes ao fogo, também chamados de anti-fogos, são vidros laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente, como o gel intumescente, que se funde e dilata em caso de incêndio. Ou seja, no momento em que o vidro recebe calor procedente do fogo e a temperatura eleva-se, o processo de intumescência é ativado, criando uma barreira opaca ao fogo. Esse processo também pode ser ativado por um excesso de temperatura ou de raios ultravioleta derivados da radiação solar. Durante um incêndio, o gel é capaz de absorver a radiação térmica, detendo a pressão do incêndio e mantendo constante a temperatura sobre a face do vidro, oposta ao fogo.

O desempenho do vidro resistente ao fogo depende de muitos detalhes técnicos envolvendo a instalação e o tipo de vidro a ser utilizado. Ou seja, se o vidro tiver de resistir a sessenta minutos de incêndio, o caixilho deverá seguir a mesma regra de resistência. Isso significa que o comportamento dos diferentes materiais deve ser conhecido e projetado para que o sistema funcione de acordo com o esperado. Todo projeto necessita de um sistema completo resistente ao fogo pelo tempo necessário de acordo com a legislação nacional de cada país. Os especificadores devem estar atentos se existe a necessidade da utilização de um vidro pára-chamas (que impede a propagação do fogo, mas deixa o calor passar para outro ambiente) ou um corta-fogo (barra tanto a chama como o calor). Ou seja, o vidro é pára-chamas quando resiste, sem deformações significativas, o tempo para que foi classificado (estabilidade mecânica) e, também, é estanque às chamas e aos gases quentes (estanqueidade). O corta-fogo atende à estabilidade mecânica e à estanqueidade e, ainda, impede a auto-inflamação da face não exposta ao fogo ou dos objetos mais próximos (isolamento térmico).

 

 

Vidro Aramado

O vidro aramado é um produto em que uma tela de arame foi inserida durante a produção. Ele tem uma resistência ao impacto semelhante ao do vidro normal, mas em caso de quebra, a rede mantém os pedaços de vidro. Este produto é tradicionalmente aceito como baixo custo de vidro do fogo.

Produção:

A malha de arame de aço é imprensada entre duas fitas separadas de vidro semi-derretido, e depois passa por um par de rolos de metal que aperta o “sanduíche de vidro e arame” juntos.

 

 

Vidro Alarme

É um vidro laminado especial projetado e fabricado para fins de segurança. As camadas são incorporadas com um fio muito fino e depois em “sanduíche” entre duas ou mais chapas de vidro. O fio forma um circuito elétrico que aciona o alarme quando o vidro é forçado.

 

 

Vidro multilaminado

O vidro multilaminado pode ser considerado um sanduíche de vidros reforçado já que em sua fabricação são utilizadas duas ou mais lâminas de vidro intercaladas por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Os vidros comercialmente chamados de antivandalismo e blindados são vidros multilaminados. Cada tipo, entretanto, possui composição, aplicação ideal e nível de proteção diferente. Os fabricantes também costumam utilizar composições diferenciadas para seus produtos.

Benefícios

Desenvolvido para oferecer mais segurança a vários tipos de ambientes e garantir a integridade física das pessoas, em casos de ataques com pedra ou armas brancas.

Aplicações

Indicado para ambientes que necessitam de proteção reforçada, tais como bancos, vitrinas de lojas de luxo, guaritas, joalherias, piso, visores de piscina entre outros.

 

 

Vidro pintado a frio

O processo do vidro pintado a frio é feito com uma espécie de pistola (compressor). Após lavar o vidro com álcool isopropílico, aplica-se a tinta. Em seguida, é preciso esperar a secagem total para poder tocá-lo e empilhá-lo. Não se pode temperar um vidro pintado, pois a tinta não suporta a temperatura de 650 graus dentro do forno de têmpera. No caso de ser necessária a utilização de um vidro temperado e pintado ao mesmo tempo, é preciso serigrafar o vidro ou temperá-lo antes do processo de pintura a frio.

Benefícios

Uma das vantagens do vidro pintado a frio é a economia, pois o vidro é cortado na medida exata e pintado depois, sem desperdício de vidro ou de tinta. Além disso, o processo não exige investimento em máquinas e equipamentos específicos e ainda oferece inúmeras cores a partir de combinações entre as cores primárias.

Aplicações

Recomendada para ambientes internos, como revestimento e móveis.

 

 

Vidro Blindado

O vidro blindado é um vidro multilaminado que protege ambientes e veículos automotores contra disparos de armas de fogo. Cada fabricante desse tipo de vidro pode lançar mão de uma composição específica. Na maioria das vezes, o vidro blindado é fabricado por meio de um processo de calor e pressão, que utiliza – intercaladamente – duas ou mais lâminas de vidro, polivinil butiral (PVB) ou resina, poliuretano e lâminas de policarbonato. Todos os itens são unidos, tornando-se resistentes. São estas camadas plásticas entre as lâminas de vidro que amortecem o impacto e aumentam a resistência do material.

As espessuras e quantidade de lâminas variam de acordo com o nível que se deseja proteger. Esses níveis (que vão de 1 a 4 com intermediários) são classificados conforme a norma NBR 15.000 – Blindagens para impactos balísticos – Classificação e critérios de avaliação. O Exército Nacional é o responsável por certificar os fabricantes para produção e comercialização do vidro. Ou seja, somente as empresas que passarem pelos testes aplicados pelo Exército são autorizadas a produzir e comercializar o vidro blindado.

Benefícios

Considerado um escudo transparente resistente à penetração de projéteis provenientes de armas de fogo. Ao atingir o vidro, a energia inicial do projétil é paulatinamente absorvida e dissipada pelas sucessivas camadas que compõem o vidro blindado.

Aplicações

Especialmente indicado para automóveis, veículos de transporte de valores, guaritas, bancos e residências.

 

 

Fontes: Wikipédia.org / abravidro.com.br / Saint Gobain Vidros / UBV (União Brasileira de Vidros) / Phillips

<!–[endif]–>