Artista explora a relação entre natureza e consumo na sociedade, utilizando potes de vidro e galhos de árvore para criar uma ‘metáfora visual’.
Japonesa radicada em Nova York, EUA, a designer gráfico Naoko Ito se tornou sucesso de crítica com suas instalações ‘Urban Nature 2009’ e, mais recentemente, a ‘Urban Nature 2011’.
Nelas, a artista explora a delicada relação entre natureza e consumo na sociedade contemporânea, utilizando potes de vidro e galhos de árvore para criar uma ‘metáfora visual’.
Vendo de uma determinada distância, a ideia que se tem é de galhos crescendo e perfurando os potes de vidro. Mas, obviamente, isso não acontece. Na verdade, os galhos são minuciosamente cortados e inseridos nos potes, depois, como num quebra-cabeça, os potes são alinhados, de forma que as faces dos galhos criem a noção de estarem se tocando, retomando suas formas originais.
Segundo Naoko Ito, são várias as razões para ela utilizar frascos de vidro em suas instalações. A artista busca uma metáfora com relação à conservação de alimentos, tipifica a produção em massa e a cultura de consumo, e ainda toca no ponto da reciclagem do material. “Meu trabalho sugere camadas invisíveis da industrialização, da ideologia e da globalização”, finaliza a artista.