Escultura de vidro se torna ícone cultural de Minneapolis nos EUA

Apaixonado pelos padrões das escamas e movimentos fluídicos dos peixes, Frank Gehry desenhou um peixe todo em vidro com quase 7 metros

Standing Glass Fish por Frank Gehry
Standing Glass Fish por Frank Gehry

Artista e arquiteto, Frank Gehry foi o responsável pela concepção da obra Standing Glass Fish, em 1986, instalada no Walker Art Center, Minneapolis, cidade localizada no estado norte americano de Minnesota. Imensa escultura de vidro é suspensa por suportes invisíveis sobre um lagoa retangular e rodeado por palmeiras.

Conhecido por seus inovadores projetos arquitetônicos em vidro e aço, Gehry também possui experiências com materiais não muito tradicionais. O corpo do peixe de 6,7 metros é construída em vidro e silicone, apoiado por uma base de madeira com barras de aço.

Antes de finalizar o projeto, Gehry fez uma série de modelos de acrílico para estudar a cauda do peixe, as características dos olhos, e o formato das escamas. O peixe é um símbolo pessoal para Gehry – trazendo lembranças de sua infância, quando sua avó comprava carpas vivas em um mercado judeu, as colocava em uma banheira e semanalmente preparava um dos pratos preferidos da família, peixe recheado, ou gefilte fish, como é conhecido, prato típico da culinária judaica na Europa Oriental. Trata-se de um bolinho feito de carne de carpa moída com tempero e cozida no caldo do peixe.

Standing Glass Fish por Frank Gehry
Standing Glass Fish por Frank Gehry