Projetada pelo designer Giorgio Vigna, essas jóias de vidro esculturais possuem forte significado simbólico
Em 2007, o artista italiano e designer de jóias Giorgio Vigna começou a desenhar Aves para a Iittala. Seus desenhos em objetos de arte feitos à mão, demonstravam suas habilidades de artesão. Seu conhecimento e experiência prática na tradição artesanal de vidro são muito importantes e ainda são utilizadas em ambas as fábricas de vidro Murano da Iittala, na Itália e Nuutajärvi, na Finlândia. Vigna é fascinado pelo ponto de encontro da forma, imaginação e material, utilizando as formas de seus desenhos para expressar a natureza do material.
Os Pássaros Iittala foram criados em 1972 e hoje, a coleção cresce com colecionadores de todo o mundo que curtem esses objetos de arte como simples lembretes da vida cotidiana.
Todas as aves Iittala são sopradas na fábrica de Nuutajärvi, uma das duas fábricas de vidro de propriedade do Grupo Iittala na Finlândia. Mas a primeira visita de Vigna à fábrica foi em 1998, quando ele veio participar de um seminário internacional de jóias de vidro. E desse contato surgiria tempos depois uma grande parceria de sucesso com a Iittala, levando ao lançamento da Coleção de Aves Iittala Vigna.