Arte 3D em vidro pelo mundo

Artistas se inspiram na técnica de sobreposição de telas em vidro confundindo nossa percepção de espaço

Barack Obama- Escultura 3D em Vidro por NFN Kaylan
Como retratos em vidro com ideia de perspectiva, o extremo realismo desta arte cria um efeito de tridimensionalidade único

 

A técnica de pintura 3D em vidro criada pelo chinês Xia Xiaowan, vem inspirando muitos outros artistas pelo mundo.

A coleção intitulada ‘Nature of the Beast’, do artista NFN Kaylan, um indiano radicado em Miami, nos EUA, e a série ‘ Point of View’ do colombiano Yosman Botero, são provas da grande influência das obras do artista chinês no campo da criação visual em vidro.

A técnica destes artistas é bem parecida, trata-se da sobreposição de diversos painéis de vidro gravados repetidamente com o mesmo desenho, havendo apenas algumas modificações entre eles, e é justamente esta pequena diferença entre os desenhos que cria a noção de uma imagem 3D, confundindo nossa noção de espaço e dando ares holográficos à obra.

O que diferencia os artistas são detalhes. Xiaowan cria há anos rostos e figuras destorcidas através de pintura em vidro, utilizando entre 15 e 30 painéis.

Kaylan, resolveu apostar em retratos de rostos famosos, como Barack Obama e Mahatma Gandhi. Para criar o efeito ótico, o artista indiano cria os desenhos e depois passa para os mais de 20 painéis por gravação a laser. Luzes LED adicionam mais intensidade às imagens.

Já o colombiano Yosman Botero, insere em seus painéis pinturas de pessoas de corpo inteiro interagindo com a obra, o que aumenta a ilusão de volume e o extremo realismo a olho nu. Ao contrário de Kaylan, que utiliza uma barra de metal para condicionar as camadas de vidro, Botero envolve seus painéis em uma caixa de acrílico.

Mahatma Gandhi - Arte 3D em Vidro por NFN Kaylan
Arte 3D em Vidro por NFN Kaylan - Mahatma Gandhi
Arte 3D em Vidro por Yosman Botero
Arte 3D em Vidro por Yosman Botero
Arte 3D em Vidro - Yosman Botero
Arte 3D em Vidro por Yosman Botero
Escultura 3D de Vidro - Yosman Botero
Arte 3D em Vidro por Yosman Botero
Escultura 3D em Vidro - Yosman Botero
Arte 3D em Vidro por Yosman Botero
Escultura 3D em Vidro por Yosman Botero
Arte 3D em Vidro por Yosman Botero