Segundo o artista, a riqueza de detalhes em suas esculturas expressam sentimentos e ideias de seus pensamentos mais íntimos
Aprendiz de um profissional de lampworking, técnica de manipulação e moldagem de vidro utilizando ferramentas, maçarico e bastões de vidro borossilicato, o artista norte-americano Robert Mickelsen, após dois anos de treinamento passou a vender seus próprios trabalhos em feiras de artesanatos ao ar livre, em meados dos anos setenta, nesta altura, Robert possuía pouco mais de vinte anos.
Após dez anos comercializando sua arte em vidro, ele decide transmitir sua técnica e passa a ministrar cursos em 1987. A nova atividade abriu seus olhos para as possibilidades de seu meio, até que em 1989, ele parou de participar de mostras de artesanato e começou a comercializar seu trabalho exclusivamente em galerias.
Desde então, sua carreira decolou e passou a expor sua arte em algumas das melhores galerias dos EUA e a participar de diversas exposições de destaque, incluindo a Galeria Renwick de Artesanato Americano no Smithsonian Institution, o Corning Museum of Glass, o Museu de Arte de Toledo, o Museu de Artes e Design, o Museu Carnegie, o Museu Cleveland e o Museu de Arte Americana na Wheaton Village.
Robert também produziu dois vídeos demonstrando o processo de lampworking (também conhecido como flameworking), e criou uma página na web para exibir suas belas esculturas em vidro, bem como, as galerias que o representam.
Ele publicou numerosos artigos técnicos e históricos sobre o lampworking em vidro e vem paralelamente se dedicando a arte de ensinar, pelas principais instituições ligadas à arte em vidro no país, como a Pilchuck Glass School, a Penland School of Crafts, o estúdio do Corning Museum of Glass, e a Eugene Glass School.