Uso criativo do vidro em surpreendentes projetos de arquitetura

Versátil e onipresente, vidro ganha estatus de ícone da arquitetura moderna

A transparência e a natureza etérea do vidro permitem extraordinárias criações no mundo da arquitetura. De pirâmides cristalinas, até estruturas transparentes a mais de 400 metros de altura, o vidro é realmente um material versátil para o arquiteto criativo. Para exemplificar sua importância, lançamos um olhar sobre algumas obras pelo mundo especificadas em diversos tipos de vidro.


Centro de Lazer e Esportes em Saint-Cloud, França, por Coz Arquitetos

Centro de Lazer e Esportes em Saint-Cloud, França, projetado pelo escritório Coz Arquitetos

O projeto mostrou que vidro e cor podem fazer maravilhas ao espírito humano. Este edifício é um centro de recreação para crianças, um ambiente amplo e alegre, que inspira brincadeiras com bastante espaço para a criatividade. A fachada do edifício é revestida em vidro com efeito de iluminação pixelada, criando uma estética visual arrebatadora. Quando se trata de vidro, cor e luz, este edifício está claramente entre os mais progressistas de hoje.

Sede da Selgas Cano Architecture Office

Sede da Selgas Cano Architecture Office

A sede do escritório de arquitetura Selgas Cano Architecture Office, projetada por eles mesmos,  é uma cápsula de vidro enrraizada no meio de uma floresta espanhola. A parede exterior e o teto do escritório estão totalmente abertos para a natureza ao seu redor, graças a uma parede transparente de vidro curvo. Ao longo de todas as estações, os funcionários do escritório se mantém diretamente em sintonia com seu ambiente.

Elevadores de vidro do Sears Tower, Chicago

Elevadores de vidro do Sears Tower, Chicago

Um toque de vidro pode adicionar uma nova perspectiva e uma incrível experiência nas alturas. Os famosos elevadores de vidro do Sears Tower, ou Willis Tower, como também é chamado, em Chicago, sobem a uma altura de quase 400 metros, perto do pico do edifício.

Museu Nelson-Atkins de Arte na cidade de Kansas, Estados Unidos

Museu Nelson-Atkins de Arte na cidade de Kansas, Estados Unidos

O Museu Nelson-Atkins de Arte na cidade de Kansas, Estados Unidos, recebeu uma ala moderna, fora do seu tradicional estilo romano. O novo “Bloch Building ” é revestido em vidro fosco, iluminado por uma luz interna de ponta a ponta. O Edifício Bloch, causa certa estranheza ao lado do seu homólogo, com suas formas tradicionais, mas o escritório Steven Holl Architects conseguiu criar uma representação moderna de arte contemporânea para este museu. Para o arquiteto, qualquer outro material que não fosse o vidro fosco, se utilizado nas  muralhas, perderia a majestade do edifício.

Glass Houseboat projetado pelo escritório X-Arquitetos

Glass Houseboat projetado pelo escritório X-Arquitetos

O Glass Houseboat projetado pelo escritório X-Arquitetos, foi uma inspiração aparente de uma morada de bordo toda em vidro. O barco apresenta dois níveis,  com vidro do piso até o teto em todas as direções. Seus ocupantes desfrutam de vista panorâmica sobre o mar e a cidade, o domicílio móvel está atracado em Dubai.

Capela de vidro La Estancia por Bunker Arquitectura

Capela de vidro La Estancia por Bunker Arquitectura

Retiro sereno com um toque celeste de vidro. A Capela de vidro La Estancia, em Cuernavaca, México, foi projetada pelo escritório Bunker Arquitectura e fica em um terreno tranquilo e arborizado.

Grande Teatro Nacional da China

Grande Teatro Nacional da China

Uma das maiores obras arquitetônicas da China na última década, o Grande Teatro Nacional da China é uma enorme cúpula de vidro e titânio. Localizado perto da Praça Tiananmen, em Pequim, a construção está centrada em um lago artificial, proporcionando uma visão reflexiva da cúpula. O arquiteto Paul Andreu foi um conhecido defensor do vidro na arquitetura, e o Grande Teatro Nacional é considerado sua obra-prima.

Departamento de Saúde Basco

Departamento de Saúde Basco

O Departamento de Saúde Basco, projetado por Coll-Barreu Arquitetos, teve o foco escultural no vidro em diferentes ângulos, com uma forma quase orgânica de inspiração. Quando se trata de vidro na arquitetura, este edifício está facilmente entre os mais originais do mundo.

X House, projetada pela X Arquitetura

X House, projetada pela X Arquitetura

A X House, projetada pela X Arquitetura, leva o conceito de casa retangular em vidro para uma grande escala. Dividida em dois níveis completamente envidraçados, a casa ainda possui teto e piso em madeira e metal.

Museu do Louvre – Marco do vidro na arquitetura moderna

Museu do Louvre

Em 1984, o presidente francês François Mitterrand contratou o arquiteto Ieoh Ming Pei para projetar e construir uma nova entrada para o icônico museu do Louvre. A obra consistia na construção de uma pirâmide de vidro situada no pátio principal, zona nobre do recinto, sobre a entrada subterrânea.

A execução da pirâmide, inspirada nos modelos egípcios se tornou uma das obras mais famosas da arquitetura em vidro no mundo. Ao todo foram utilizados 673 peças de vidro atingindo uma altura de 70 metros, da ponta até a base.

Fonte: thecoolist