Em nome da integração de ambientes e iluminação natural, vidro ganha diversas possibilidades de transparência em projetos de interiores
A tendência da arquitetura residencial em buscar a máxima integração dos ambientes cria uma demanda cada vez maior por grandes áreas transparentes.
Como solução, o vidro aparece sendo único produto que permite aliar privacidade à integração com o entorno. Ao mesmo tempo que protege, ele dá a liberdade de privilegiar as vistas, assim como admitir luminosidade natural. É por isso que cada vez mais arquitetos, engenheiros e especificadores de vidros vêm abrindo mão dos materiais opacos tradicionais.
“As pessoas estão mais sensíveis a propostas que envolvam Transparência”, observa o arquiteto Valério Pietraroia, do escritório paulista NPC Arquitetura. Essa tendência está de acordo com as novidades em matérias-primas. “E a tecnologia fez com que os vidros passassem por uma evolução. Hoje, só o fechamento transparente não basta – é preciso oferecer valor agregado, como isolamento termoacústico e segurança”, revela Elisabeth Abduch, arquiteta e consultora especializada em vidros.