O átrio envidraçado dá vista para os 3 andares da casa, conectando salas de jantar, estar e suíte master.
A estrutura de sua fachada de vidro, num primeiro momento, pode ser confundida com alguma loja conceito de uma marca de móveis de alto padrão ou até mesmo com a vitrine de uma grande maison européia, lojas da alta costura reconhecidas por suas imponentes arquiteturas em vidro. Mas na verdade, trata-se de uma residência projetada pelo arquiteto Hans van Heeswijk para sua própria família.
A construção, conhecida como Rieteiland House, conta com aproximadamente 270 m² e foi concebida na Ilha de IJburg, uma ilha artificial construída na baía de Amsterdã, Holanda. A casa é provida de recursos tecnológicos e um elevado nível de luminosidade, resultado da fachada transparente, interiores em pé-direito alto e poucas paredes limitando a continuidade visual.
A materialidade predominante no projeto é o concreto, o aço, a madeira, e claro, o vidro. A face totalmente envidraçada, se abre para a baía, enquanto a frente da casa, voltada para a rua, foi revestida com painéis de alumínio perfurado. Alguns destes painéis foram posicionados por trás dos panos de vidro e podem ser abertos por um sistema eletrônico, controlando a entrada de luz, calor e a privacidade do local.
No segundo andar, parte do volume foi omitido, abrindo espaço para um terraço. A incrível experiência sensorial sentida pelos hóspedes é determinada pela transparência e amplitude obtida pelo átrio envidraçado com vista para os três andares da residência, conectando salas de jantar, estar e a suíte principal.
Um engenhoso sistema presente no banheiro da suíte master conduz as roupas sujas por um tubo até a máquina de lavar, dois andares abaixo, após lavadas e passadas, as mesmas retornam em uma espécie de elevador.
O arquiteto aproveitou a oportunidade para desenhar diversos adornos de sua morada. Móveis, prateleiras, louças, bancadas, armários, lareira, mesas de jantar, entre outros, ganharam a assinatura do profissional, que ficou muito satisfeito com o resultado do trabalho, afinal, poucos são os que conseguem idealizar e construir a casa dos sonhos participando tão ativamente.