Dentre as soluções propostas, duas merecem destaque: um fechamento de vidro utilizado para abrigar cozinha e sala de jantar, e uma escada com degraus e guarda-corpos transparentes.
Após longos anos de abandono, os proprietários de uma antiga residência em Winchester, na Inglaterra, resolveram reformar as dependências dos empregados domésticos e transformá-las em uma casa aconchegante e adaptada para servir como novo lar para o casal, já com idade avançada.
A casa principal, além de muito grande, havia sido construída em 1856 e, portanto, possuía uma concepção muito antiga, se tornando inadequada para idosos. Daí surgiu a ideia de renovar a construção nos fundos, trabalho que foi executado pelos arquitetos do AR Design Studio.
Apaixonados pela transparência do vidro, o casal procurou o escritório devido a sua experiência em trabalhar com o material na arquitetura, criando relações ininterruptas entre o homem e a paisagem circundante.
Dentre as soluções propostas, duas merecem destaque: um fechamento de vidro utilizado para abrigar cozinha e sala de jantar, e uma escada com degraus e guarda-corpos em vidro incolor.
A residência que antes sofria com a falta de iluminação e baixa continuidade visual ganhou com este fechamento um aumento de sua área útil. Essa expansão ocorreu na face voltada para o jardim, e foi definida por um fechamento de vidro que avança sobre o terreno. Sob esta extensão, cozinha e sala de jantar se conectam ao entorno por intermédio de portas de correr e cobertura totalmente transparentes.
Ainda no piso térreo, a sala em pé-direito alto e altamente iluminada por claraboias de vidro, ganhou mais um elemento arquitetônico capaz de satisfazer a atmosfera clean e minimalista do design de interiores: uma sofisticada escada com degraus de vidro em balanço e guarda-corpos em vidro incolor.
Fonte: Contemporist
Fotos: Martin Gardner