Recanto mineiro em vidro e madeira

Os painéis de ipê e as folhas de vidro deslizantes vedam a fachada do vento gelado da região

Recanto mineiro em vidro e madeira

 

Projeto do arquiteto mineiro Gustavo Penna, para um casal de amigos em Nova Lima, MG, inspira declarações poéticas do autor: “É uma homenagem ao ar, às nuvens e às estrelas”, diz ele, referindo-se às paredes de vidro, que deixam os moradores em contato com a paisagem. Porém, ele fez questão de garantir a sensação de recolhimento à família. “A fachada não mostra tudo, a casa tem aquele recanto mineiro.” Minimalista nas linhas, a morada exibe pouca variedade de materiais e espaços integrados que estimulam a convivência – filhos e netos estão sempre por perto, fazendo deste retiro bucólico “um ponto de encontro poderoso”, nas palavras do profissional.

Quando fechados, os painéis de ipê vedam a fachada, formando uma superfície de aparência contínua – o vento gelado da região não entra graças às folhas de vidro deslizantes. Como a composição tem partes autônomas, é possível dosar a entrada de ar.
A área social é toda fechada com vidro. O pé-direito chega a 5 m. Com cerca de 70 m², a sala é aquecida nos dias mais frios pela lareira dimensionada para o espaço amplo.
Na fachada, a união da rusticidade da madeira, à toda a modernidade do vidro cria um efeito interessante
Os grandes panos de vidro permitem ambientes luminosos
Os pratos feitos na cozinha gourmet são servidos no balcão, na varanda, ou na sala de jantar
A construção se amolda ao terreno de 2 100 m² em declive com seus pilares metálicos. Na parte inferior, ficam as áreas de serviço
A enorme varanda envidraçada oferece espaço confortável para tomar sol admirando o cenário natural e o jardim planejado por Junia Lobo
A planta integrada da área social faz com que todos os cômodos sejam aproveitados. Salas e cozinha são interligadas pelo terraço. Com poucas escadas, elevador e circulação setorizada (quartos, salas e cozinha estão no mesmo piso, formando um O), o projeto atendeu às expectativas do casal proprietário de ter uma morada quase térrea.

Fonte: Arquitetura & Construção