Com ampla fachada transparente em vidro e 10 mil m² de painéis solares, Centro Cultural Stavros Niarchos poderá ser primeiro na Grécia com certificação Leed
O arquiteto Renzo Piano apresentou seu projeto para o Centro Cultural Stavros Niarchos (SNFCC), composto para abrigar a Biblioteca Nacional e a Ópera Nacional na região sul da cidade de Atenas, na Grécia.
A fachada dos dois blocos será mista de concreto e vidro. A edificação, dividida em dois blocos, tem um espaço aberto ao centro que serve como ponto de conexão para todas as instalações do prédio. Na parte externa, um jardim circundará todo o terreno.
A área da biblioteca, que abrigará mais de dois milhões de livros, é mais baixa e contará com um telhado verde. De acordo com o arquiteto, a área para leitura será toda transparente e dará uma vista panorâmica de Atenas e do mar. Já a parte constituída pelo teatro para 1,4 mil pessoas será mais alto e contará também com um auditório menor, para apenas 140 pessoas.
Segundo Piano, o terreno de 120 mil m² onde o centro será construído abrigou um dos primeiros portos da cidade, sempre tendo uma relação muito forte com a água. Com o tempo, essa relação foi se perdendo. Por isso, o arquiteto previu um canal que passará ao lado do edifício, conectando o terreno ao mar.
O arquiteto afirma que toda a energia do edifício será obtida a partir de uma cobertura fotovoltaica de 10 mil m². Com isso, o edifício pode ser o primeiro da Grécia a receber a certificação LEED Platinum.
A construção de 85 mil m² deve custar US$ 803 milhões e ser finalizada em 2015.
Fonte: PINIweb