Nas primeiras imagens divulgadas, destacam-se amplas coberturas de vidro com a função de garantir luz natural e conforto térmico
A Infraero apresentou as primeiras imagens do projeto criado pelo Consórcio ATP-TRAÇO, formado pelas Empresas ATP Engenharia e TRAÇO Arquitetura e Planejamento, para a execução das obras de reforma do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães.
As intervenções, que fazem parte do conjunto de ações da Infraero para a reforma de aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014, incluem a ampliação e adequação do terminal de passageiros, a ampliação do pátio de aeronaves e a construção de uma nova torre de controle.
O novo layout foi concebido a partir do edifício-garagem, que deverá ter sua capacidade aumentada de 1,3 mil vagas para 2,5 mil e ser conectado com a área de embarque por passarelas em estrutura metálica, buscando facilitar o acesso dos usuários.
As vias de acesso ao embarque e desembarque receberão amplas coberturas transparentes com o intuito de possibilitar o aproveitamento da luz solar e garantir melhor conforto térmico da área de acesso e também ao saguão de entrada do aeroporto. O arquiteto Mario Aloisio Barreto Melo conta que a cobertura em estrutura metálica ainda deve beneficiar a praça de alimentação, que atualmente depende de iluminação artificial durante o dia.
As áreas internas receberão novas instalações como elevadores, escadas rolantes, sanitários e praça de alimentação tanto no pavimento térreo quanto no superior. A área de check-in, que atualmente possui 40 posições e oito pórticos de raios-x, aumentará para 90 posições e 9 esteiras.
Os portões de embarque e desembarque também vão mudar. Atualmente, o aerporto conta com quatro estações de acesso às aeronaves, que estão todas concentradas em uma extensão de 28 m no final do corredor . “O usuário precisa caminhar por todo o corredor de acesso para embarcar. Com o novo projeto, os portões serão redistribuídos ao longo dos 120 m da passarela de acesso, proporcionando conforto para os usuários tanto de conexões quanto de desembarque”, diz o arquiteto Mario Aloisio Barreto Melo.
O pátio de aeronaves, que atualmente tem 27 posições, ganhará dez novas vagas para aviões de médio e grande porte. O projeto executivo está em andamento e deve ser aprovado no próximo dia 20 de dezembro. As obras estão orçadas em R$ 45,1 milhões.
Fonte: PINIweb