Diferença de nível entre os eambientes e grandes vãos envidraçados criam fluxo de ar constante
A ideia inicial no projeto desta residência por Chrystalline Arquitetos era a criação de uma casa com boa circulação de ar e iluminação natural.
As dimensões do edifício principal foram feitas para estender-se até o fundo, criando um jardim grande e com uma visão particular, localizado no leste do edifício.
Portanto, todas as aberturas do edifício são voltados para o jardim para evitar o calor do sol, vindo do oeste. A intenção de criar fluxo de ar para o pátio interior, foi alcançado mediante o aproveitamento da diferença de nível entre o quarto e a sala principal.
Com a distância entre eles, foi possível criar um fluxo de ar constante para a seção do jardim. A idéia também é apoiada pela paisagem, que é ligeiramente inclinada, como um caminho para o ar a entrar no pátio interior, e também funciona como uma camuflagem na parte inferior.
A circulação vertical para o nível superior da casa, está na forma de uma escada em balanço, com guarda corpo em vidro estrutural, que está posicionado ao lado da sala. Isso cria um senso de unidade dentro da sala principal e no nível superior.
No piso superior, uma ponte de ligação está localizada entre o quarto do casal, o quarto das crianças e a sala de estudo, permitindo os proprietários terem visão da sala de estar, sala de jantar, sala de estudo, ou do quarto principal. Também a partir dessa lacuna, a circulação de ar se move para dentro, para o nível superior da casa e para fora através da grelha de ar sobre a cobertura de vidro acima da escadaria principal.
Fonte: mais arquitetura