Pavilhão social de vidro e aço

Grandes estruturas metálicas com vidro revelam uma casa de fácil compreensão e relação bem definida com terreno e paisagem natural

Pavilhão social em vidro e aço
A grande varanda, com pé direito de 6 m, abre-se para a piscina e área de lazer

Implantada no sentido norte-sul de um terreno de esquina com quase 4 mil m² de área, a casa situada em condomínio fechado de Bragança Paulista, a 80 km de São Paulo, tem seus ambientes organizados em dois volumes que se diferenciam pela estrutura e pelos fechamentos. Estrutura metálica e a transparência do vidro caracterizam o grande volume retangular de uso social. Já os ambientes íntimos e de serviços têm seus usos protegidos por uma construção convencional, numa organização muito simples e linear, contornando o retângulo de estrutura metálica.

Os espaços de convivência e reunião – uma generosa área de estar com hall, sala, rampa e varanda-, ocupam o volume transparente de estrutura metálica, com pé-direito de seis metros de altura e fechamentos de caixilho de alumínio e vidro. A varanda, um estar aberto para a área de lazer, ocupa cerca de dois terços do espaço.

Para o nascente

Como está voltado para o nascente, esse volume envidraçado recebeu proteção térmica parcial de brises de alumínio junto ao estar. Outra proteção é proporcionada por telas metálicas colocadas em parte do beiral da cobertura. Internamente foi aplicado forro de madeira e, na interface com o bloco de alvenaria, uma abertura permite a penetração da luz.

Em forma de L, o segundo volume tem estrutura de concreto armado e fechamento de alvenaria, e reúne as salas de jantar e de televisão; cozinha, área de serviço e quatro dormitórios.

Como material de acabamento, os arquitetos usaram placas de concreto no piso, cerâmicas na cozinha e banheiros, e massa raspada no revestimento da alvenaria. Telhas metálicas cobrem os dois volumes.

Aclive natural

A casa está distribuída em dois níveis que acompanham o aclive natural do terreno. A parte social e a de serviço estão na mesma cota, enquanto a área íntima fica meio nível acima.

A circulação é feita por uma rampa situada no eixo da porta de entrada, e por um corredor. Em conjunto, as duas circulações articulam os dois blocos que compõem a residência.

Pavilhão social em vidro e aço
A caixilharia e os vidros permitem uma quase total integração da varanda ao estar com lareira.

Pavilhão social em vidro e aço
Vista ao longe, a casa lembra uma caixa de vidro deixada em um jardim.

Pavilhão social em vidro e aço
A porta alta de madeira é a entrada principal da casa, e dá acesso ao corredor de circulação que articula as alas social (no bloco de vidro) e a de serviços, no de alvenaria

Pavilhão social em vidro e aço
Voltada para o nascente, a fachada envidraçada foi protegida por brises de alumínio, colocado junto na altura do ambiente de estar.

Pavilhão social em vidro e aço
A vista noturna valoriza o tratamento paisagístico do jardim. Voltada para o nascente, a fachada envidraçada foi protegida por brises de alumínio, colocado junto na altura do ambiente de estar

Pavilhão social em vidro e aço
Os spots de iluminação alinhados no forro de madeira valorizam o pavilhão de vidro à noite. Os beirais se estendem além da cobertura para guardar as fachadas transparentes da insolação direta e da chuva; a face leste ainda conta com a proteção dos brises de alumínio

Pavilhão social em vidro e aço
A sala de estar é aquecida pela lareira e pelos sofás vermelho. No piso, placas de concreto

Fonte: casa e imoveis