Atravessado pelo circuito de Abu Dhabi, Yas Hotel reluz sua imponente fachada em LEDs e placas de vidro em forma de diamante
Adrenalina, design, tecnologia e uma forma arquitetônica inusitada. O badalado Yas Hotel, inaugurado em dezembro de 2009, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, chama a atenção por sua fachada curvilínea que recobre todo o prédio, executada em aço e placas de vidro em formato de diamante, chamada de “gridshell”. Nela foram fixados cinco mil LEDs, que reproduzem sequências diferentes de cores e até vídeos. A mesma estrutura serve para interligar os dois edifícios do hotel. A gridshell tornou-se um elemento chave no design arquitetônico do projeto, pois traz a conotação de uma atmosfera leve, vista a quilômetros de distância.
O hotel – cuja arquitetura é assinada pelo escritório Asymptote Architecture, encabeçado por Hani Rashid e Lise Anne Couture – pôde ser visto pelo mundo um mês antes de sua abertura oficial, durante uma pré-inauguração durante o grande prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi. É que a construção faz parte do circuito criado pelos árabes, utilizado como estadia para as equipes de corrida. Possui um edifício de cada lado do autódromo, o que possibilita um cruzamento na passagem dos carros.
De acordo com o escritório Jestico+Whiles, responsável pelo seu design de interiores, apesar da evidente riqueza revelada pela construção, típica de empreendimentos locais, os profissionais procuram fugir dos temas árabes, comuns a hotéis daquela região. Materiais refinados e formas limpas fazem parte da ambientação. Na verdade, o design faz alusão à pista de corrida, aos carros da F-1 e até às marinas do Golfo Pérsico. As luzes acentuam o desenho da fachada, além de destacar os materiais contemporâneos utilizados no interior dos edifícios.
O lobby faz uma espécie de interpretação moderna do Mashrabiya (elemento tradicional da arquitetura árabe, um tipo de janela com sacada, fechada com treliças de madeira), com paredes brancas definidas por pilares e rebaixos de gesso, principalmente a cafeteria, um dos destaques do espaço. Ali existe uma cortina branca, parecida com uma treliça. O fechamento em vidro reflete o entorno ao mesmo tempo em que cria sombras internas. Em contraste, as poltronas na cor púrpura e índigo possuem manchas pigmentadas (em vez de cor sólida), para conferir um aspecto mais natural ao ambiente, conforme a entrada de luz natural. Sobre elas, no centro, um lustre remete a um cardume de peixes.
Suítes Presidenciais Duplex
Todo o conforto é pouco para cada ambiente do The Yas Hotel. Nas suítes não poderia ser diferente. Luxo e alta tecnologia são suas principais características. Com cerca de 100 m2, as executivas possuem vistas para a marina Yas e também para a pista do circuito. A prova da alta tecnologia está nos controles remotos que comandam cortina, iluminação e ar-condicionado, bem como laptops e Ipods. Além disso, as cabeceiras das camas são em couro, cortado no formato de velas
As mais luxuosas são as Yas Grand Suites e a Presidential Suite. A primeira está localizada na parte mais alta do prédio. Nestas suítes o home-theater é padrão, funcionando também como um estar, enquanto as salas de banho são compostas por banheiras ao lado da janela, de onde é possível contemplar a Yas Island. Já a Presidential Suite é dúplex. Exibe revestimento branco, além de obras de arte contemporâneas, com peças de móveis exclusivamente desenhadas para o ambiente. São servidas por elevador privativo, sala de jantar para até 16 pessoas e piscina de raia no terraço. Ao todo são mais de 400 m2, contando ainda com consoles de videogames e painéis para controle de iluminação e ar-condicionado.
Para complementar a atmosfera de conforto e bem-estar, o hotel oferece ainda um SPA com dez salas de tratamento e terapeutas à disposição dos hóspedes. Um fitness center também foi equipado com equipamentos modernos de musculação e cardiovasculares.
Além de acomodações de ponta, o The Yas Hotel dispõe de sete restaurantes, três bares, um nightclub e uma caffeterie. O Amici, por exemplo, oferece gastronomia italiana e bem rústica, caracterizada conforme o menu. Mesas centrais servem para reunir amigos ou familiares. Para contrapor o aspecto de aconchego da madeira, as cadeiras são de aço escovado, material também adotado no revestimento do bufê. Sobre elas, um sofisticado lustre de vidro, em vários tons de verde, com formato semelhante a garrafas. No bar, a sofisticação aparece no revestimento do balcão, feito com pedra ônix.
Localização: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Projeto arquitetônico: Asymptote. Design de interiores: Jestico+Whiles. Arquitetos locais: Dewan, Tilke & Partners WLL. área: 85 mil m2 Engenheiros estruturais: Dewan e ARUP. Consultores de fachada: Front Inc., TAW & Partner. Engenheiros gridshell: Bergermann Schlaich und Partner (SBP) e Waagner-Biro. Consultor de Iluminação gridshell: Iluminação ARUP. Assessoria de Iluminação: Design iluminação LAPD, GmbH LichtLabor Bartenbach, Médio Oriente Engenharia Red e Iluminação ARUP. Consultor das piscinas: Projetos Belhasa.
Fonte: Casa & Mercado