Casa de praia em ubatuba alia segurança à integração em ousado projeto com amplos portões eletrônicos em vidro laminado
A tendência da arquitetura residencial de valorizar os espaços – que estão cada vez mais escassos – e da busca pela integração do ambiente interno com o externo cria uma demanda cada vez maior por vidros de segurança de grande dimensão. No entanto, apesar da exigência dos arquitetos e engenheiros por grandes áreas envidraçadas, ainda são poucas as empresas capacitadas para fornecer grandes medidas em vidros de segurança – sejam laminados, temperados e de controle solar.
De acordo com José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros, a primeira coisa que se deve levar em conta ao especificar grandes panos de vidro é a segurança que o produto oferece para o tipo de projeto almejado. “Em primeiro lugar analisa-se aspectos de segurança como pressão do vento no local, insolação, tipos de fixações, para daí chegar à espessura e ao produto mais adequado para o projeto”, afirma Passi, que já vislumbrara o futuro da arquitetura para vidros de grandes dimensões e faz investimentos constantes na tecnologia para o beneficiamento de diferentes tipos de vidro – temperados, laminados, de controle solar e termo-acústico (vidros insulados), contando com medidas das maiores existentes no mercado.
“O vidro é o único produto que alia privacidade à integração com o universo ao nosso redor. Ao mesmo tempo que protege, ele lhe dá a liberdade de não perder o olhar para o horizonte externo, contemplando as belezas da natureza. É por isso que cada vez mais arquitetos, engenheiros e especificadores de vidros tem utilizado grandes panos de vidros ou grandes áreas envidraçadas, afirma o diretor da Divinal Vidros, empresa que tem uma das maiores medidas de vidro de segurança do mercado, tanto na altura quanto na largura. Para os vidros laminados, as medidas vão até 6x 3,21 m, para os temperados,as medidas são de 5,2 x 2,6 metros, e para os vidros laminados e temperados ao mesmo tempo, as dimensões são de 4,7 x 2,5 metros. Já os vidros termo-acústico ou insulados, as medidas são de 4.5 x 2,5 metros.
Grandes portões-guilhotina
Nesta casa de praia no litoral paulista, com vista privilegiada para a mata Atlântica e para o Oceano atlântico, os arquitetos Luiz Paulo Andrade e Felipe Scroback tinham um desafio: as medidas disponíveis para o terreno não eram suficiente para a varanda. Solução: o grande espaço do living foi transformado em um imenso terraço com o sistema de elevação de sete portões de vidros laminados de grande dimensão da Divinal. Acionados eletronicamente, os portões sobem como guilhotinas, eliminando completamente o bloqueio com o ambiente exterior.
De acordo com Vinícius Serafim, diretor de vendas da S.Naldi, empresa responsável pelo projeto dos portões fabricados sob medida para a construção, para atender projetos como este, é preciso contar com empresas com grande responsabilidade na execução dos vidros e dos caixilhos. “Imagine o trabalho para refazer algo desse tipo. É preciso fazer apenas uma única vez”, afirma. Outra questão abordada pela S.Naldi é a funcionalidade dos portões, que devem ser facilmente acionados pelo morador. Na execução, utilizou-se a técnica glazing (colagem dos vidros nos caixilhos com silicone) e sistema de automatização exclusivo da S.Naldi.
Para atender às melhores disposições de ventilação e insolação, um jogo de brises soleils de madeira na fachada superior protege os ambientes íntimos do sol sem perder a luminosidade, além de conferir um charme a mais para o grande vão transparente que aproxima o proprietário desta casa da exuberância natural do local que escolheu para viver e relaxar.
Ficha técnica do projeto
Localização – Ubatuba-SP
Vidros – Divinal Vidros: laminados, 7 chapas de 2,5 x 2,5, espessura de 16mm
Projeto Portões-guilhotina: S.Naldi
Projeto: Luiz Paulo Andrade e Felipe Scroback
Área construída: 640m2
Estrutura: Statura Engenharia
Fotógrafo: Chico Prestes Maria