Desenhada por Norman Foster, a nova ala foi concebida para criar novas conexões entre a área verde, o museu e a comunidade local
O Museu de Belas Artes de Boston (MFA), nos Estados Unidos, acaba de inaugurar sua nova ala desenhada por Norman Foster, o que inclui um edifício anexo com 53 salas de exposição e o paisagismo do entorno. “É um conceito que cria novas conexões entre a área verde, o museu e a comunidade local”, acredita Norman Foster.
Desenhada para receber o acervo de arte das Américas, com mais de cinco mil obras, a nova construção é uma estrutura autônoma com quatro pavimentos e fachada de vidro inserida entre os dois pavilhões pré-existentes do museu.
Ela foi concebida com elementos de eficiência energética, como a iluminação natural, presente tanto no hall principal quanto nos espaços expositivos. Sua área conta com áreas de descanso para os visitantes, uma cafeteria, área para eventos, e uma galeria para exposições especiais no subsolo.
Já o projeto de paisagismo, também criado pelo escritório de Foster, procura reforçar as características originais do jardim neoclássico que rodeia a sede do museu e que tem projeto do mesmo paisagista do Central Park de Nova York, Frederick Law Olmsted. “Mais do que uma grande instituição cultural, o museu é o catalisador para a revitalização de todo um bairro de Boston”, conclui o arquiteto.
Fonte: Arcoweb