Maior edifício da Europa é inaugurado em Londres

Com 310 metros de altura, Torre The Shard é inaugurada às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos.

Inauguração da The Shard, Maior Edifício da Europa
O nome Shard of Glass (caco de vidro, em inglês), faz referência à fachada da torre, composta por 11 mil “cacos” de vidro.

 

Um show de luzes e lasers em Londres (Reino Unido) anunciou a inauguração da The Shard, o edifício mais alto da Europa. A torre mista projetada pelo arquiteto Renzo Piano se estende por 310 metros de altura divididos em 95 andares, sendo 72 dedicados a escritórios, restaurantes, residências e um hotel, e os 23 andares restantes abrigando espaços de contemplação da vista panorâmica da cidade.

O maior arranha-céu da Europa foi projetado há 12 anos, mas só iniciou sua construção em 2009. Em nível mundial, no entanto, ele ocupa a 59ª posição, numa lista liderada pelo Burj Khalifa, em Dubai, que possui 828 metros de altura.

O nome Shard of Glass (caco de vidro, em inglês), faz referência à fachada da torre, composta por 11 mil “cacos” de vidro. A estrutura em formato piramidal foi executada em aço e seu núcleo central em concreto. Em abril, foi instalada a última peça da estrutura de aço da fachada, pesando 500 toneladas. Nesta etapa da obra também foram instalados os últimos 516 painéis de vidro.

Cada painel da fachada possui uma suave inclinação e os vértices da fachada não se tocam, compondo um engenhoso sistema de circulação de ar e ventilação, permitindo desta forma que a construção “respire”.

Inaugurada às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, que acontece no próximo dia 29, a construção faz parte do projeto de desenvolvimento da região da London Bridge, icônica ponte de Londres. A ideia é transformar a The Shard em uma das grandes atrações turísticas da cidade, uma espécie de Empire State Building Europeu.

Já é possível comprar os ingressos para visitação dos andares panorâmicos, mas o espaço só será aberto em fevereiro de 2013. Um adulto pagará 25 euros para apreciar a vista de 360 graus da paisagem londrina.

A The Shard foi financiada pelo Qatar, país co-proprietário da obra, juntamente com a companhia inglesa Sellar. O projeto foi gerido pela Turner & Townsend e executado pela Mace. O projeto estrutural é do Grupo WSP.

The Shard em Londres pelo Arquiteto Renzo Piano Torre The Shard em Londres por Renzo PianoFachada da The Shard em Londres por Renzo PianoTorre The Shard em Londres por Renzo Piano