Como forma de dar vida ao projeto sem onerar, a solução foi aplicar na fachada um película decorativa em forma de árvore
Intitulada “Tatoo House” ou Casa Tatuagem, esta moderna e autêntica residência localizada em Victoria, na Austrália, foi projetada pelo arquiteto Andrew Maynard. A forma quadrada, em estrutura minimalista e a simples mistura de cores prevalecendo o branco e vermelho sugerem a tendência modernista da construção.
Mas sem dúvida o destaque fica por conta da ampla e trabalhada fachada em vidro duplo termoacústico, que se estende pelas laterais. Nela foram aplicadas películas decorativas em forma de árvores como forma de dar a vida ao projeto sem pesar muito no orçamento.
Além do apelo estético, a solução trouxe um toque de privacidade e conforto térmico. A casa em pé-direito duplo e plano aberto, possui grande admissão de luz e, consequentemente, calor durante o dia, porém essa entrada é reduzida pela ação da película com propriedades UV, posicionada de forma a simular a sombra de uma copa de árvore, mantendo o ambiente interno mais fresco e menos exposto.
Durante o dia, as películas, em ação conjunta com os vidros duplos, evitam que os raios do sol entrem diretamente na casa, enquanto à noite, a luz interna dos ambientes projeta para o lado externo da fachada um belo efeito visual.
Outra vantagem das películas é que elas podem ser removidas em caso de saturação do desenho por parte dos moradores ou simplesmente desgaste do material.
Fonte: Dornob