Desenhos impressos nos vidros buscam as formas de cortinas. À noite, o belo projeto luminotécnico transforma a fachada em uma vitrine iluminada por LEDs.
Criado há aproximadamente dois anos, o escritório de arquitetura van Dongen – Koschuch, com sede em Amsterdã, é fruto da união das mentes criativas dos arquitetos Frits van Dongen e Patrick Koschuch.
Os profissionais apresentaram recentemente o projeto do Kunstcluster, um complexo multiuso idealizado para se tornar um novo marco arquitetônico na cidade de Nieuwegein, na Holanda.
No espaço, erguido em um terreno de 27.550 m², serão construídos dois edifícios interligados que abrigarão dois teatros, um centro de artes, lojas, residências e escritórios.
Para a concepção de uma estrutura icônica, o escritório elaborou primeiramente uma fachada marcante, que permitisse avistar o público do teatro de diferentes partes da rua. O sistema de envidraçamento, com cerca de 20 metros de altura, foi especificado com painéis de vidro impresso que buscam as formas de uma cortina.
Os desenhos impressos nos vidros deixam os painéis com uma aparência translúcida, controlando a entrada de luminosidade e raios infravermelhos, responsável pela sensação de calor. À noite, o belo projeto luminotécnico transforma a fachada em uma vitrine iluminada por luzes LED.
Fonte: ArchDaily