A estrutura metálica e a transparência do vidro caracterizam o grande volume retangular de uso social, que abriga as salas de estar, jantar e cozinha.
O arquiteto japonês Kazutoshi Imanaga concluiu em 2012 o projeto desta casa de dois andares com 340 m² de área construída, em Tóquio, no Japão.
Grandes estruturas metálicas vedadas com vidro revelam uma casa de fácil compreensão e relação bem definida com terreno e jardins. Ao todo, a planta do primeiro piso conta com três jardins internos, espelho de água e uma piscina interna.
O conceito arquitetônico da residência visava criar um espaço altamente sensorial, privilegiando o som da água, a iluminação natural e a brisa no jardim.
A estrutura metálica e a transparência do vidro caracterizam o grande volume retangular de uso social, que abriga as salas de estar, jantar e cozinha. Já os ambientes íntimos, alocados no segundo piso, têm seus usos protegidos por uma construção convencional, numa organização muito simples e linear, contornando o retângulo de estrutura metálica.
O uso da estrutura metálica imprimiu velocidade à execução da obra, agilizando a montagem de vigas e pilares. Com poucos fechamentos em alvenaria e grandes aberturas em portas de correr de vidro, a execução da casa foi quase uma montagem de peças industrializadas e pôde ser concluída em poucos meses.
Fonte: ArchDaily