Edifício multiuso na Suécia revela fachada Structural Glazing em movimento espiral, privilegiando todo o arrojo que a arquitetura em vidro evoca.
Os arquitetos do escritório Wingårdhs anunciaram em julho de 2013 a conclusão de boa parte do Emporia, um ousado edifício de uso misto projetado na cidade de Malmö, na Suécia. Com uma geometria retangular, sua fachada de vidro se desenha de forma conservadora até o centro da construção, local onde acontece uma verdadeira obra prima da arquitetura em vidro, cumprimentando os visitantes.
A impressão que temos é que de repente um enorme vórtice suga os vidros em um movimento espiral, criando uma volumetria vazada no centro da fachada, especificada com o sistema Structural Glazing, também conhecida no mercado como sistema Pele de Vidro. O grande impacto visual da estrutura foi alcançado utilizando em alguns pontos painéis de vidro curvo, o que favorece a concepção de estruturas em formas orgânicas e livres. Já a especificação do tipo de vidro foi o laminado 10mm champanhe refletivo de controle solar.
Ao todo o Emporia possui 27 mil metros quadrados destinados ao uso comercial e residencial. Em sua arquitetura de interiores os arquitetos optaram por alocar as lojas na parte interior do edifício, reservando para os apartamentos e escritórios a face plana, voltada para as melhores vistas.