Residência em estilo vitoriano foi transformada em um ambiente amplo e iluminado com o auxílio de algumas soluções arquitetônicas em vidro.
O estúdio de arquitetura australiano Sketch Building Design assinou a reforma desta modesta residência de dois andares, localizada em Melbourne, Austrália. O imóvel, uma casa com arquitetura tradicional e em estilo vitoriano, sofria com a falta de iluminação natural e com a baixa continuidade visual, proporcionada pelas numerosas divisórias que criavam muitos ambientes, porém compactos.
A solução foi a retirada de paredes, propondo um novo arranjo arquitetônico, mais amplo e com ambientes integrados, graças à algumas soluções arquitetônicas em vidro. No primeiro andar, onde se encontram os ambientes de estar e cozinha, as antigas portas e janelas de madeira, que faziam a conexão com uma área externa na face traseira foram trocadas por um moderno sistema de envidraçamento, conhecido como Cortina de Vidro. Nesse tipo de fechamento, muito utilizado em sacadas e que permite a abertura total do vão, todos os vidros se abrem lateralmente para as extremidades, como se fossem persianas.
O resultado é impressionante, o pequeno quintal em estio vitoriano, composto por um jardim e churrasqueira ganhou um olhar extremamente contemporâneo. Para complementar a tarefa de inundar os espaços internos com luz natural, os designers ainda especificaram guarda-corpos de vidro na escada. Em todo o piso térreo, a decoração minimalista em tons claros e neutros, combinada com detalhes em madeira, ajuda a manter uma aparência moderna e limpa.