Concurso Highrise Award já tem arranha-céus finalistas

Premiação bienal escolhe os melhores edifícios com mais de 100 metros de altura construídos recentemente

13/10/2010

O concurso Highrise Award, anunciou os cinco finalistas da edição 2010. Os selecionados ficam em Chicago, Bangkok, Tóquio, Xangai e Dubai. Dois são arranha-céus residenciais e um abriga equipamento educacional. Os outros são destinados às funções comerciais e de serviços. A premiação organizada pelo Deutsches Architekturmuseum, da Alemanha, entregará no dia 5 de novembro, 50 mil euros ao escritório vencedor, escolhido de acordo com critérios como design, inserção urbana, sustentabilidade, custo e tecnologia. Nesta edição, participaram 27 projetos, provenientes de 16 países.Os projetos selecionados são:


Aqua Tower - Chicago, EUA - Projeto do Studio Gang Arquitetos

Com formato ondular, o Aqua Tower, inaugurado em 2009, é assinado pelo escritório Studio Gang Architects. O edifício de 81 andares parece uma grande escultura que, em meio à cidade, abriga apartamentos residenciais, escritórios, quartos de hotel e estacionamento. As varandas ganham destaque por seu desenho inusitado e por permitir ao visitante a observação da paisagem urbana de todos os pontos do empreendimento. Na cobertura, uma enorme área verde oferece trilha para caminhada, piscina, jardins e até um espaço reservado para a prática de ioga


The Met - Bangkok, Tailândia - Projeto do escritório Woha em parceria com o Tandem Arquitetos

O interior dos apartamentos do The Met, inaugurado no ano passado em Bangkok, interage diretamente com o exterior, a partir do uso de grandes painéis de vidro, varandas, terraços e jardins. O edifício foi projetado para receber ventilação durante todos os períodos do ano. Paredes de vegetação amenizam o calor, produzem oxigênio e melhoram a qualidade do ar local dando maior conforto térmico.


Mode Gakuen Cocoon - Tóquio, Japão - Projeto do escritório Tange Associados

A Mode Gakuen Cocoon começou a ser construída em Tóquio, em maio de 2006, e foi finalizada em outubro de 2008, com 204 metros de altura. O edifício educativo, de 50 andares, é o segundo maior de todo o mundo. Cada andar da torre contém três salas de aula, que cercam um hall com elevador e escada. Atualmente, a edificação abriga uma escola de design, uma de moda e outra de medicina.


Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos - Projeto de Skidmore, Owings & Merrill LLP

Com 160 andares, o Burj Dubai (que em árabe quer dizer Torre Dubai) é considerado o maior edifício do mundo. Inaugurado este ano, o empreendimento tem mais de 800 metros de altura. O prédio é duas vezes mais alto que o Empire State, em Nova York. É possível vê-lo a uma distância de 95 quilômetros e o exterior é coberto com cerca de 28 mil painéis de vidro, que brilham ao sol do deserto em torno de Dubai.


World Financial Center, Shanghai, China - Projeto do escritório Kohn Pedersen Fox Associado

O Shanghai World Financial Center, na China, possui 101 pavimentos e três subsolos. O projeto foi desenvolvido pelo escritório americano Kohn Pederson Fox Associates. Com área superior a 381.600 m², o edifício tem 492 metros de altura. Um sistema de amortecedores anti-vento no topo do edifício é o responsável pela redução de até 40% das oscilações causadas pela ação das ventanias. A torre conta com 91 elevadores, sendo oito exclusivos para a brigada de incêndio.


Fonte:  Zap