As vistas do mar e das geleiras, aliadas ao vento gelado da região, definiram as localizações de uma parede inclinada de madeira e de uma fachada de vidro duplo insulado.
Sediado em Oslo, na Noruega, o estúdio de arquitetura Gudmundur Jonsson é o responsável pelo projeto desta casa de dois andares na Islândia, pensada para uma família passar suas férias.
O conceito de sua arquitetura foi inspirado pela paisagem local, que transita por diferentes pontos de vista. Desta forma, sua fachada foi concebida de forma a privilegiar as vistas do mar, do rio e das geleiras.
Esses elementos, aliados ao vento gelado da região, definiram as localizações da parede curva e da fachada de vidro.
A inclinação e curvatura da ampla parede de madeira voltada para o leste, onde se encontram as geleiras, protegem de chuvas e ventos característicos do local. No meio da parede, uma única janela permite a visão da paisagem glacial. Segundo o estúdio, o plano curvo e inclinado da estrutura faz alusão à forma das geleiras.
Já na face sul, voltada para o mar e para as ilhas, foi construída uma elegante fachada de vidro verde, que se estende por todo o pé-direito duplo do living. O fechamento, especificado com vidro duplo insulado, auxilia ainda no conforto térmico em dias frios.
Em toda a construção a materialidade é praticamente definida pelo uso do concreto, do vidro e da madeira. Internamente, as cores neutras da decoração e do piso em blocos de Bluestone islandês (tipo de pedra azul-acizentado), são quebradas pelos detalhes em vidro verde. Um padrão reproduzido na escada, que foi estruturada em aço e revestida com blocos de Bluestone, criando a noção de que a escada foi esculpida na pedra. Guarda-corpos em vidro embutido no piso garantem a proteção.