Residência de 1.400 m² com arquitetura deslumbrante e vistas emolduradas pelos grandes panos de vidro
Erguida sobre um penhasco com vista para o oceano Atlântico, em Dakar, capital do Senegal, esta incrível residência de 1.400 m² foi concluída em 2011 pelo SAOTA, renomado escritório de arquitetura sul-africano, em parceria com os arquitetos da Antoni Associates, responsáveis pelo design de interiores.
No projeto da casa, elementos históricos se misturam às linhas contemporâneas. Durante a 2ª Guerra Mundial, o subsolo do terreno que hoje abriga a construção era utilizado como bunker.
Parte desta estrutura foi preservada e deu origem à um cinema que se abre para espelhos-d água e se conecta ao piso térreo através de uma arrojada escada em espiral.
Especificada em aço inox com degraus em granito branco, a escada é sustentada por uma série de hastes metálicas com 20 mm de diâmetro, que cruzam o corrimão desde o subsolo até o último andar, incorporando um sentido de continuidade entre os andares. Uma claraboia envidraçada acima da escada, aumenta a sensação de transparência.
O piso térreo da casa foi desenhado em L ao redor da piscina, facilitando o entretenimento e abrindo os espaços de convívio para a bela vista.
Grandes vãos envidraçados conferem total integração entre ambientes internos e externos, voltando os espaços internos para a piscina em borda infinita e um jardim. No piso superior estão os dormitórios das crianças e suíte master.