Conhecida como ‘Book Mountain’, biblioteca é cercada por escadas e corredores e coberta por uma imponente pirâmide de vidro.
No último dia 4, foi inaugurada em Spijkenisse, na Holanda, a Book Mountain, uma biblioteca pública que se diferencia pelo inusitado formato piramidal.
O edifício, assinado pelo escritório de arquitetura holandês MVRDV, possui 3.500 metros quadrados de área e, além da biblioteca coberta por uma pirâmide de vidro, conta com um centro de educação ambiental, salas de reunião, clube de xadrez, auditório, restaurante, escritórios e lojas, ao todo, o complexo abriga uma área de 9.300 metros quadrados.
A ‘Montanha de Livros’, como é conhecida, é cercada por escadas e corredores que possibilitam acesso a todas as prateleiras, juntas elas somam um percurso de 480 metros.
No último andar da estrutura há um café e mesas para que os visitantes possam ler e contemplar a bela vista do entorno através da cobertura de vidro incolor.
Outra novidade é o Library Quarter, um espaço adjacente a biblioteca que conta com 42 unidades residenciais.
O exterior da construção, basicamente em tijolos, faz referência a arquitetura das tradicionais fazendas holandesas, uma vez que o local era um vilarejo tipicamente agrícola.
Até mesmo na moderna pirâmide de vidro os arquitetos fizeram alusão à tradição local. A estrutura envidraçada, com armações de madeira em seu interior, busca a forma de um celeiro holandês.
Para garantir o conforto térmico durante o verão, os arquitetos especificaram vidros duplos insulados e um elaborado sistema de ventilação natural, já que o edifício não possui condicionador de ar.
Em dias frios, um sistema de armazenamento subterrâneo de calor mantém a temperatura estável.