Arquitetura minimalista permeada pelo vidro

Na busca por integração e fluidez dos espaços, casa no guarujá ganha pé direito duplo e amplos panos de vidro

Casa pé direito duplo
Do living há a impressão de se estar dentro de uma "caixa de vidro". Grandes painéis com sistema "Spider Glass" conferem máxima integração visual

Os proprietários de um terreno de 2 mil m2 no Guarujá, litoral de São Paulo, tinham em mente uma casa com ares informais. O jovem casal com três filhos adolescentes queria um espaço onde a convivência fosse colocada em primeiro plano. “A solicitação era para que a casa tivesse grande integração visual entre os ambientes. Dessa forma, a fluidez dos espaços foi o conceito que norteou o projeto”, conta a arquiteta Marí Aní Oglouyan.

Imponente, a obra levou 18 meses para ficar pronta e, olhando de longe, ficou parecida com uma caixa de vidro, permanentemente banhada pelo sol. Depois de subir a alvenaria tradicional, grandes painéis foram fixados pelo sistema “spider”, que permite uma interferência menor de outros materiais na composição. Persianas automatizadas controlam a luminosidade.

Sala pé direito duplo
Detalhe das persianas automatizadas que controlam a luminosidade no living

Com pé-direito que chega a 6,80 m e arquitetura que privilegia linhas retas e exatas, a residência conta com 15 cômodos distribuídos em dois pavimentos e uma área de lazer com quadra, piscina, academia, spa e churrasqueira gourmet.

O ponto alto são as aberturas generosas, tanto para a parte externa como entre os ambientes de circulação social. “Caixilhos pivotantes de 6,40 m de altura na sala de lareira e portas de correr que se abrem quase que completamente nas salas de estar e na cozinha foram determinantes para atingir o objetivo de integrar os espaços pretendidos”, diz Marí Aní.

No hall, um espelho-d’água chama a atenção. “A ideia foi dos proprietários, que viram um semelhante em um resort na Indonésia”, conta a arquiteta. Executada como se fosse uma piscina, a estrutura recebe a água por um rasgo na parede revestida de canjiquinha.

A sustentabilidade também foi levada em consideração. A casa conta com reaproveitamento de água de chuvas para irrigação, miniestação de tratamento de esgotos, aquecimento solar e sistema de exaustão nos caixilhos superiores que minimiza o uso de ar-condicionado.

“O principal desafio foi conciliar os grandes espaços com a escala humana, deixando os ambientes aconchegantes e funcionais”, revela Marí Aní. A estética minimalista se fez necessária diante da magnitude e da transparência do vidro. Logo, o mobiliário é enxuto.

O mesmo conceito foi empregado na escolha dos revestimentos, a maioria com cores claras e de fácil conservação e limpeza. Os pisos ganharam mármore crema marfil, porcelanato e quartzito. As bancadas da cozinha foram feitas em granito e os caixilhos, em alumínio com anodização inox.

Para tornar a casa mais aconchegante, alguns ambientes receberam materiais diferenciados, como canjiquinha de mármore no hall de entrada e no lavabo, madeira de demolição na fachada e na porta principal, tijolos de demolição no spa e teca nas bancadas de refeição.

Espaços integrados
Os grandes vãos entre um ambiente e outro foram feitos em vidro, com caixilhos que permitem a abertura quase que total dos painéis, contribuindo para a integração entre os espaços e a circulação informal pela casa. O espelho- d'água (acima) faz a ligação entre a sala de estar, o home theater, a lareira e a escada que leva ao pavimento superior. A instalação foi executada como se fosse uma piscina, impermeabilizada e revestida com pastilhas Jatobá.

 

Cozinha integrada
Para a cozinha, aberta para a sala de jantar e ligada à churrasqueira, foram escolhidos materiais com baixo índice de porosidade, garantindo higiene e facilidade de limpeza. O mobiliário foi executado em fórmica, a bancada e os nichos em madeira teca e o piso em porcelanato.
Sala de Jantar integrada à cozinha
Sala de Jantar integrada à cozinha

 

Churrasqueira Gourmet
A churrasqueira gourmet é ligada diretamente à cozinha. Na bancada, além do granito preto, os profissionais trabalharam com a teca, madeira utilizada na construção de barcos que não empena e resiste melhor à umidade.
Suíte Casal
Na suíte do casal, o boxe de pastilhas pretas e douradas e as torneiras assinadas pelo designer Philippe Starck dão ares luxuosos ao ambiente. Dentro do boxe, o diferencial está na iluminação, que, ao invés de centralizada, foi instalada nas laterais do teto, destacando ainda mais o revestimento. No quarto, a parede da cabeceira das camas foi executada em tijolos aparentes pintados de branco, que dão um ar mais rústico ao local sem sair do perfil estético do projeto. As grandes aberturas em vidro permitem que o ambiente ganhe em luminosidade e ventilação.

 

Fachada Casa Pé Direito Duplo
Revestida com pastilhas em vários tons de azul e iluminada por fibras óticas à noite, a piscina, com 250 m² e 1,30 m de profundidade, pode ser aquecida a 26º C e conta com uma raia semiolímpica de 25 m de comprimento. A área externa da casa, vista da sala de ginástica, coloca em destaque o belo projeto arquitetônico elaborado por Carlos Pardal, baseado na pureza e simplicidade das linhas retas e dos grandes volumes.

 

Planta Projeto Guarujá
A fluidez dos espaços, grandes aberturas em vidro e um pé-direito de tirar o fôlego foram os fatores que nortearam o projeto da casa no Guarujá. Os volumes de alvenaria convencional foram permeados pela transparência dos panos de vidro, pelos ares aconchegantes da madeira de demolição e pela precisão técnica dos grandes caixilhos.

 

Serviço

Revestimentos e interiores: Marí Aní Oglouyan/ Oglouyan & Associados Arquitetura

Arquitetura: Carlos Pardal

Paisagismo: Caterina Poli e Sérgio Menon

Mobiliário: A Lot Of, Empório Vermeil, Kitchens, Dpot, Saccaro, Tora Brasil, Kartell, Mac, Breton, Eletrodomésticos: Viking

 

Climatização: Linear Ar Condicionado

Cortinas e persianas: Casa Mineira

Tapetes e carpetes: Phenicia

Esquadrias e ferragens: Tecnofeal

Vidros e espelhos: AZV Vidros

Iluminação: La Lampe

Acessórios e objetos decorativos: Arrivato

Obras de arte: Luiz Caribé

Marcenaria: Companhia da Madeira

 

Louças: Deca

Metais: Metalbagno

Armários: Ornare

Madeira de demolição fachada: Antigão Demolições

Churrasqueira e lareira: Construflama

Cubas e tanques inox: Mekal

Revestimentos: Mazzola, Jatobá e Pedras Morumbi

 

Fonte: Portal Casa e Cia