Arquitetura contemporânea italiana

Projetos elaborados por arquitetos italianos na Itália e outros países, além da contribuição estrangeira para a arquitetura italiana.

 

Centre Georges Pompidou, Paris, pelo arquiteto italiano Renzo Piano
Renzo Piano arquiteto nascido na Itália em 1937, conhecido por obras como o Centre Georges Pompidou, em Paris.

 

Villa no estilo californiano, por Giuseppe Raboni
O arquiteto italiano Giuseppe Raboni projetou uma “villa” que lembra o estilo californiano mas se encontra na Toscana, região italiana, mais precisamente na província de Livorno. São três cubos com amplas janelas de vidro que dão para o pátio central e vista sobre o Tirreno. Tudo lembra uma casa de férias, um ambiente proposto para o relax e à convivência com os hóspedes.

 

Igreja do Jubileu, Roma, por Richard Meier
Igreja do Jubileu em Roma, na Itália, foi projetada em 1996, pelo arquiteto Richard Meier.

 

Igreja do Jubileu, Roma, por Richard Meier
Igreja do Jubileu, Roma, por Richard Meier

 

Casa de Vidro por Carlo Santambrogio e Ennio Arosio
A dupla de arquitetos italianos, Carlo Santambrogio e Ennio Arosio concebem um arrojado projeto de arquitetura Mady in Italy, a casa de vidro. Ao contrário de alguns projetos semelhantes, neste projeto italiano as escadas e móveis também são feitos em vidro. Com uma técnica que se baseia na sobreposição de múltiplas camadas de vidro, os arquitetos conseguiram garantir ao projeto durabilidade e resistência. Deste modo, existe a possibilidade de criar maiores estruturas utilizando essa matéria-prima em particular.

 

Primeiro edifício sustentável do mundo - Emilio Ambasz
Projetado em 2008 pelo arquiteto Emilio Ambasz(Argentina, 1943, designer e arquiteto), este prédio hospitalar com 117000 m², em Venice Mestre, Itália, o primeiro prédio verde do mundo, inova já pela sua localização em área rural, mas que pode ser acessado por autoestrada ou trem. Foi idealizado de acordo com os princípios da humanização de forma a auxiliar na cura do paciente. Os blocos são unidos por jardins, que induzem a calma ao promover vistas agradáveis. Um lobby ajardinado, protegido pela cobertura de vidro, traz luz natural e renova o ar interno.

 

sala de concertos Casaquistão Central, por Manfredi Nicoletti
A sala de concertos Casaquistão Central,concebida e projetada pelo arquiteto italiano Manfredi Nicoletti. Inaugurada em Dezembro de 2009.

 

Cagliari Contemporary Arts Centre - Zaha Hadid
Cagliari Contemporary Arts Centre - Museu de arte contemporânea Cagliari, Itália. Projeto de Zaha Hadid, arquiteta iraquiana.

 

Fonte: Urbanascidades