Decoração e Design, acompanhados de tecnologia, são marcas de um Box para banheiro em vidro temperado

A harmonia entre os elementos que integram o ambiente é excencial na produção de espaços contemporâneos, refinados e práticos. Valorizar cada detalhe, com conforto e segurança, são os melhores atributos que o Box de Vidro Temperado pode oferecer para o seu banheiro.
A escolha do box ideal começa com a busca de uma vidraçaria séria e profissional, isso porque o box requer cuidados e práticas particulares à esses profissionais. Tanto no seu manuseio, como em sua instalação, o box de vidro possui técnicas e detalhes que os instaladores mais experientes costumam se atentar.
Para o transporte é imprescindível que os vidros estejam em carros com cavaletes e com suas bordas bem protegidas, uma vez que o vidro temperado é menos resistente nas quinas e bordas. As dimensões do banheiro devem ser verificadas com atenção antes da encomenda dos vidros. Largura, nível do piso e prumo das paredes, são os procedimentos básicos, lembrando que para um orçamento basta a largura do vão, uma vez que as alturas são padronizadas. Com o piso no nível, paredes no prumo e largura em mãos, a largura das peças do box já podem ser definidas.
Há vários tipos de box no mercado, nas mais diversas cores, acabamentos e tamanhos, em modelos de correr, abrir ou articular. Com relação as cores do vidro, as mais comuns e encontradas para pronta entrega, são: incolor, mais barato e responde por quase 50% das vendas do setor, verde, bronze ( puxado para o marrom ) e cinza ( popularmente chamado de fumê). Mas existem também opções mais sofisticadas como o pontilhado (vidro impresso), o azul, o jateado (técnica de opacação que utiliza jato de areia e oferece uma maior privacidade) e a sensação do mercado, o vidro serigrafado, que permite uma infinidade de cores e desenhos.
Os acabamentos do box são kits fechados compostos pelos perfis de alumínio e todos os cessórios necessários à instalação, ou seja, não podem sobrar peças, caso isso ocorra, alguma peça deve estar faltando em seu box, que em muitas das vezes são peças de segurança responsáveis pelo amortecimento da porta. Por ser em alumínio, as opções de cores são variadas: branco, fosco, brilho, ouro brilho, bege, bronze e preto são facilmente encontradas.
O box para banheiro deve ser feito em vidro temperado. Isso porque com o processo de têmpera o vidro aumenta em quase cinco vezes sua resistência mecânica e em caso de quebra, se fragmenta em pequenos pedaços. Mas como saber se o vidro é temperado? A olho nú é praticamente impossível, portanto vai uma dica. Os vidros temperados possuem uma marca de serigrafia em sua borda, essa marca indica a logo ou nome da têmpera que fabricou o vidro. Um erro muito comum é a vidraçaria vender o box como Blindex, que é uma marca registrada de vidro temperado, mas comprá-lo em outra têmpera. Algo parecido com o que ocorre com a Gillette ou Cotonete, marcas que foram incorporadas ao produto.
Com relação ao vidro, o mercado evoluiu muito nos últimos dez anos e hoje já existem têmperas com qualidades idênticas a Blindex. Nesse caso, o que é válido observar é a tecnologia empregada no vidro. Existem dois tipos de processo de têmpera, o vertical e o horizontal. O vertical, processo mais antigo e consequentemente com menor tecnologia aplicada , vem sendo substituído, por ser mais suscetível ao empeno do vidro e deixar na borda inferior as indesejáveis marcas de pinça (o forno vertical transporta o vidro por pinças que marcam o vidro no momento em que o vidro aquece). Já o processo horizontal, resolveu esse problema ao utlizar esteiras para o trransporte do vidro, facilitando também uma considerável redução no número de casos de empenos.
Os modelos de box se subdividem em box de correr, box de abrir, box deslizante, box articulado e box sob banheira. O box de correr são os mais comuns e podem ser frontais ou de canto. O box de abrir é muito utilizado em vãos pequenos, normalmente são compostos por uma peça de vidro fixa e uma porta com dobradiça, um detalhe importante é verificar a profundidade do banheiro, verificando se o tamanho de porta especificada permite sua abertura total, uma vez que no box de abrir a porta abre para dentro do vão. Outro box utilizado em vãos reduzidos é o articulado, conhecido também como sanfonado, esse box permite uma abertura quase que total do vão.
Mas se tratando de originalidade e elegância, nada supera o box deslizante. No mercado há poucos anos, esse modelo de box com roldanas grandes e aparentes, virou a vedete dos decoradores e arquitetos. No início eram caros, comercializados apenas em aço inox e difíceis de serem encontrados, mas com a chegada dos modelos em alumínio, eles explodiram, pois agora além do design diferenciado eles possuem preços acessíveis.


