O que fazer com as sacolas plásticas, garrafas de vidro e o óleo usado para fritura
13/09/2010
Uma atitude inteligente e extremamente imprescindível para o futuro de todos é a reciclagem, amplamente divulgada, mas ainda longe do ideal. Afinal, nem todas as pessoas sabem o que pode ou não ser reciclado. Em linhas gerais, este processo considera o resíduo sólido urbano (lixo que pode ser reaproveitado ou reutilizado) como matéria-prima e faz com que ele seja reinserido na cadeia produtiva como insumos ou novos produtos. Com a reciclagem o meio ambiente é bastante beneficiado, pois os consumos de energia e água diminuem, assim como os recursos naturais que são extraídos e a quantidade de rejeitos que vão para os aterros sanitários. Mas é importante se conscientizar que, mesmo a reciclagem sendo uma ótima alternativa para o que já foi gerado, a melhor solução é sempre diminuir a produção de lixo.
Como Reciclar ?
Segundo a técnica do Departamento de Ambiente Urbano, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Silvia Gonçalves, para que seja possível reciclar os resíduos sólidos urbanos, estes devem ser coletados separadamente, triados, enfardados e processados. Porém, para que possam ser coletados separadamente, é necessária a ajuda e a conscientização da população. Esta etapa começa em casa com a separação do resíduo em seco e úmido. O primeiro, referente a plástico, papel e papelão, vidros e metais, por exemplo, pode ser reciclado. Já o segundo, é subdividido em rejeitos – lixo que não serve para reciclagem – e materiais orgânicos – restos de comida e podas de arvores. Os rejeitos não podem ser reciclados e o material orgânico deve ser transformado em adubo. “O critério de separação do lixo úmido/seco resolve a maioria da duvidas sobre o que pode ou não ser reciclado. Assim, fica mais fácil e atraente separar o material”, afirma Eduardo Bernhardt, consultor ambiental do Projeto Recicloteca, na ONG Ecomarapendi, do Rio de Janeiro,RJ.
E se não for reciclado?
A maior parte do lixo produzido é destinado a locais impróprios, dentre eles a rua. “Quando isso acontece tempos entupimento de bueiros e enchentees, focos de animais transmissores de doenças, além da poluição ambiental que atinge o solo, as águas subterrâneas e até o ar”, diz Bernhardt, O aquecimento global também é causado pelos resíduos que não são reciclados. Segundo o consultor ambiental, a decomposição sem tratamento da parcela orgânica do lixo gera o gás metano, que é 21 vezes mais estufa que o gás carbônico.
por: Rotary Club de Navirai
Fonte: Polishop / revista