Fusing de vidro ganha destaque em exposição

Mato Grosso do Sul recebe a exposição “Outros Olhares”



 

Técnica de fusing de vidro em destaque na exposição

A Casa da Cultura de Três Lagoas vai apresentar até 11 de setembro a exposição “Outros Olhares”. São obras em diversos formatos e suportes, tendo como foco a sustentabilidade e a utilização de materiais não-convencionais como aparato artístico, compõem o acervo exibido no espaço “Atelier Briquet”.

A fusão de vidro é vista na maioria das obras e consiste no aquecimento e derretimento do vidro em altas temperaturas, para dar formas a peixes, mandalas e outras figuras artísticas que podem ser adquiridas no local. Como arte contemporânea, as cores, a transparência e a composição dos quadros revelam as várias possibilidades de se trabalhar esse material.

Com uma trajetória de participação em diversas exposições, os artistas plásticos Luciano Briquet e Fabiana Lara Dias exploram a beleza plástica conseguida através da Arte com matéria prima reciclável ou proveniente da reutilização.

“O nosso objetivo é trazer ao público outras perspectivas de realização na área artística, baseado na arte sustentável. O vidro que utilizado é descarte das vidraçarias. O pó de ferro, que agregamos ao material, para criarmos cores e tons, é retirado de peças velhas do freio de caminhão, um material altamente poluente”, relata a artista Fabiana.

Os artistas, além das peças da exposição, têm utilizado o vidro para composição de fachadas em estabelecimentos comerciais. “O vidro puxa a luz da iluminação pública ao redor, o que promove uma economia sensível de energia, além da beleza”, finaliza a artista.

Fonte: Jornal do Povo