Coleção de móveis combina a transparência do vidro com a estética industrial de pistões a gás, conferindo uma regulagem suave às peças.
O designer alemão Konstantin Grcic desenvolveu uma coleção de móveis que combina de maneira criativa e funcional a transparência do vidro com a estética industrial de pistões a gás. A coleção, batizada de “Main Machine” e exposta na galeria Kreo em Paris, contempla mesas, cadeiras, caixas organizadoras, prateleiras, estantes e até um pequeno armário vertical.
Para o trabalho, Grcic contou com a colaboração de uma beneficiadora de vidro em Frankfurt, na Alemanha, responsável pelo corte e lapidação das peças. O resultado é o contraste entre a transparência do vidro com dobradiças e um sistema articulado de pistões a gás feitos em silicone preto.
De acordo com o designer, os pistões conferem um elemento de interatividade, por adicionarem um movimento suave aos móveis. Na cadeira, por exemplo, os pistões estão conectados a uma alavanca que regula a posição do apoio das costas. Assim como nas mesas, onde o sistema permite que elas sejam dobradas e ajustem a altura do tampo de vidro. Outra aplicação prática dos pistões é uma estante de livros que desliza um bloco de madeira, servindo de aparador e fazendo com que os demais livros não caiam.