O formato côncavo de sua fachada concentra e potencializa o efeito dos raios solares em um ponto da calçada. Com temperatura superior a 90°C foi possível até fritar um ovo.
Em Londres, um edifício de 37 andares em fase final de construção vem causando polêmica e prejuízos. Tudo porque o formato côncavo de sua fachada em vidro refletivo concentra e potencializa o efeito dos raios solares em um ponto da calçada de uma rua próxima, criando o efeito similar ao de um grande espelho côncavo.
Entre os danos, chama a atenção um carro estacionado no local que teve sua lataria e retrovisor parcialmente derretidos. No cabeleireiro, posicionado na “linha de fogo”, o carpete e uma placa publicitária foram queimados. Por medida de segurança, os 15 metros de calçada atingidos pela luz do sol foram interditados para estacionamento.
Um jornalista chegou a brincar com a situação e fritou um ovo na calçada. Em poucos minutos seu sanduíche de ovo estava pronto. “Passou do ponto, eu gosto do ovo menos cozido”, brincou Jim Waterson.
Um físico de uma universidade mediu a temperatura do solo e constatou os impressionantes 92°C. Os arquitetos da construtora Land Securities, responsável pela construção do edifício, ignoraram o efeito que o formato da fachada provocaria. Mas agora, autoridades londrinas cobram uma solução.
Fotos: Reuters