Nova versão do nanossatélite Blitz será fabricada em vidro com formato esférico e contará com uma massa total de apenas 7,53 kg.
Após o anúncio de que o nanossatélite Blitz havia colidido com um lixo espacial chinês em janeiro deste ano, a agência espacial da Rússia (Roscosmos) informou que um novo satélite estaria sendo construído e que seria lançado para uma órbita ainda mais alta.
Assim como seu antecessor, o novo dispositivo será fabricado em vidro com formato esférico e se destinará a testar tecnologias de medição de longa distância a laser. Isso porque suas superfícies retrorrefletoras permitem refletir a luz de volta a sua origem com um mínimo de espalhamento da luz.
O satélite faz parte do programa Glonass e, de acordo com os especialistas do departamento, o Blitz será constituído por duas esferas de vidro: uma lente interna feita de vidro com um alto índice de refração, e uma externa produzida com vidro de baixa refração. Esta camada externa, por sua vez, se divide em dois hemisférios, sendo que num deles a superfície de vidro ganhou um revestimento de alumínio protegido por uma camada de verniz.
A massa total do satélite é de apenas 7,53 kg e seu diâmetro de aproximadamente 6 cm. Daí a origem do termo nanossatélite, usualmente aplicado para designar satélites artificiais com uma massa menor do que 10 kg.
Fonte: Voz da Rússia