O futuro chegou para as técnicas de pintura em vidros
Tradicionalmente, a impressão de vidros é realizada por meio de serigrafia. Essa tecnologia envolve uma produção de alto custo, com várias etapas de produção. Mas com um mercado cada vez mais competitivo, onde os tempos de produção estão ficando cada vez mais curtos, é relevante pensar em técnicas de produção mais eficientes. Esse pensamento vem levando processadores de vidro de todo mundo a aceitarem essa nova tecnologia da indústria do vidro, migrando de técnicas convencionais de pintura em vidro para a impressão digital.
Empresas como a norte-americana EFI-Vutek e a Israelense Dip Tech trouxeram para o Brasil um sistema de impressão capaz de personalizar vidros. Uma utilizando tinta com cura UV e outra tinta cerâmica respectivamente. Essas impressoras prometem inovar o setor de serigrafia digital, auxiliando arquitetos e decoradores na hora de criar um ambiente exclusivo com impressão de fotos, desenhos personalizados ou logomarcas de empresas.
Qualquer tipo de vidro pode ter figuras impressas com essa tecnologia, o que define o limite para a impressão é a sua espessura – que não pode ultrapassar cinco centímetros. Dependendo da utilização do vidro, o desenho pode ser estampado diretamente na lâmina ou receber um adesivo. Da mesma forma, irá interferir o fato do vidro receber contato (ser tocado) ou não; caso a lâmina fique ao alcance de pessoas é recomendável se fazer um tratamento com primer (espécie de verniz) antes ou depois da impressão a fim de melhor assegurar a fixação da tinta.
Após receber as imagens, o vidro pode ficar exposto às intempéries. No entanto, a beleza da peça passa a ter uma menor durabilidade. Por se tratar de material rígido, o vidro só pode ser impresso em equipamentos do tipo “cama plana”.
No portfolio da EFI-Vutek, esses equipamentos são as linhas Press Vu, QS e DS. Existem impressoras de 2 m e de 3,2 m, sendo essas as medidas limites para a entrada do material, o comprimento não interfere.
No caso da Dip Tech a impressora digital se chama Glassjet, pode imprimir até cinco cores simultaneamente. A tinta aplicada é a cerâmica e os vidros impressos têm de passar pelo forno de têmpera ou de curvatura para a vitrificação da tinta.
Vantagens da impressão digital em vidros:
– Possibilidade de incluir número de série, data e quaisquer outras informações que podem ser alteradas facilmente entre as cópias.- Elimina os custos das telas; Na impressão digital, não há necessidade de ferramentas de produção, tais como: fotos, ferramentas, stencils ou telas de impressão, estes custos são eliminados.
– Elimina o armazenamento de tela; Os trabalhos são armazenados no computador, o que reduz a enorme necessidade de espaço de armazenamento.- A impressão digital reduz significantemente o tempo de produção do trabalho, devido à eliminação do tempo de preparação dos filmes e telas, bem como a eliminação de etapas e equipamentos da produção tradicional.
– Atualmente, os equipamentos utilizados requer uma abundância de trabalho caro, enquanto que para a operação das máquinas de impressão digital, apenas um operador é necessário.
– Melhoria da produtividade devido a melhor consistência. A impressão digital é o caminho mais curto para a partir de um arquivo eletrônico se obter um produto acabado.
– A capacidade de imprimir várias cores em uma impressão, enquanto serigrafia, exige uma tela para cada cor.
– Controle total da opacidade; Há a opção de aplicar várias espessuras diferentes de tintas sobre o mesmo trabalho.
No Brasil, a EFI possui um parque instalado de impressoras com tecnologia UV que ultrapassa 30 equipamentos em todo o território – esse número continua a crescer. Em São Paulo, a Artfix faz este tipo de trabalho; no Rio de Janeiro, Fotosfera e Studio Alfa.
Com 26 escritórios em todo o mundo, é líder mundial na inovação da impressão digital. Em 2005, a EFI comprou a Vutek, fabricante de impressoras de grande formato. Essas impressoras imprimem em vidro, metal, cerâmica, couro, tecido, madeira, fórmica etc.
Já a Israelense Dip Tech, possui como representante no Brasil a Criavidros, responsável pela comercialização da impressora digital Glassjet.
Fonte: Tecnologia e Vidro