A novidade alia as vantagens do alumínio com o requinte da madeira. O realismo é tamanho que até os veios da madeira são reproduzidos.
A escolha das esquadrias das portas e janelas é fundamental para o estilo da fachada. Mas além da estética, é preciso avaliar itens como a manutenção, a durabilidade e o custo do material que será utilizado.
As esquadrias de alumínio compõem um estilo mais moderno. Por não exigirem manutenção, possibilitarem grandes vãos de vidro e boa vedação, conquistaram o padrão de qualidade e confiança de arquitetos e engenheiros. Já as esquadrias de madeira imprimem um ar mais rústico à fachada, se tornando essenciais em casas de campo, por exemplo.
Para tirar um pouco da característica fria do alumínio, os fabricantes passaram a comercializar esquadrias em diferentes tons de bronze e, mais recentemente, a grande novidade: esquadrias de alumínio com aparência de madeira.
Produzidas pela Tecnofeal, as esquadrias possuem um acabamento denominado Efeito Madeira. O realismo é tamanho que até os veios da madeira são reproduzidos.
Este acabamento disponibiliza várias opções de tons e é produzido industrialmente. Além disso, pode ser aplicado em diversas tipologias de esquadrias, tais como: correr, tomba-gira, maxim-ar, entre outras.
O processo funciona da seguinte forma: após a pintura base do perfil com uma tinta específica para o efeito, o produto é embolsado em um filme plástico especial, onde estão aplicados os desenhos do tipo da madeira escolhida.
Depois, a peça é colocada em um equipamento especial e a vácuo e é submetida a uma temperatura de 200 graus por cerca de 5 minutos. Com este procedimento, a tinta da película de plástico é transferida para todas as faces pintadas da esquadria, obtendo-se o efeito de madeira desejado.