A lente esférica, intitulada “ß torics”, possui um design tão arrojado que beira a arte.
Alemão radicado em Barcelona, na Espanha, o arquiteto Andre Broessel, conhecido por projetos que estabelecem um elo entre design e ecologia, desenvolveu uma enorme lente esférica de vidro capaz de gerar 35% mais energia que um painel solar convencional. O invento, intitulado “ß torics”, possui um design tão arrojado que beira a arte.
De acordo com o site Designboom, o arquiteto revelou que a forma geométrica do equipamento e o fato de ser esculpido em vidro potencializam a captação dos raios solares.
Segundo Broessel, outra vantagem do equipamento é o fato dele ser à prova de água, o que permite seu funcionamento mesmo debaixo de chuva. A captação de energia não é interrompida nem mesmo à noite, pois a lente foi concebida de modo a captar a luz solar refletida pela lua.
A Rawlemon, empresa fundada por Broessel, vem se dedicando à fabricação de diferentes modelos. De acordo com o local da instalação as peças são especificadas com lentes de determinadas espessuras e podem até mesmo serem preenchidas por água, para uma maior eficiência
O arquiteto afirma ainda que o seu formato geométrico confere uma otimização maior dos espaços, permitindo sua especificação em fachadas de edifícios planas e inclinadas.
Um dos segredos do “ß torics” é o seu sistema de eixos que permite o movimento de rotação aliado a um mecanismo de rastreamento ótico.
Os protótipos estão em fase de testes e sua patente já foi requerida.