Disputa judicial entre Apple e Samsung revela curiosidades sobre os primeiros protótipos do iPhone.
A corrida pela liderança nos mercados de tablets e smartphones, levou as duas principais companhias do segmento a trocarem processos por quebra de patentes em diversos países. A Apple acusa a Samsung de plagiar seus aparelhos, enquanto a sul-coreana se defende provando que o design do iPhone foi copiado de um protótipo da Sony.
Mas a disputa judicial entre Apple e Samsung revelou algumas curiosidades sobre os primeiros protótipos do iPhone. Durante o julgamento, diversos protótipos foram apresentados pela Apple e, segundo as imagens divulgadas, o primeiro iPhone foi projetado com tela curva.
De acordo com o depoimento de Douglas Satzger, designer da Apple entre 1996 e 2008, a ideia inicial era que o aparelho fosse estruturado com duas peças de vidro curvo, conforme o protótipo identificado como modelo 0355.
O designer, que hoje trabalha na área de design industrial da Intel, afirmou que a falta de tecnologia para moldagem do vidro e o alto custo de seu beneficiamento, foram os motivos que inviabilizaram iPhones com telas e traseiras curvas.
Na época, não havia fabricantes de vidro para telas com uma linha de produção que garantisse o abastecimento em larga escala e com a qualidade necessária. Segundo Satzger, outro problema era o fato da empresa ainda não ter tomado conhecimento do Gorilla Glass, vidro comercializado pela Corning que permitiu o surgimento de uma nova era de aparelhos, com telas resistentes e sensíveis ao toque.
Ele comentou também que a Apple criou um protótipo de iPhone com vidro plano, mas todo em alumínio, um design muito parecido com o do iPod. O problema neste caso seria o fato do formato do aparelho não se mostrar confortável para o usuário, pois os processos de beneficiamento do alumínio geravam bordas afiadas. De acordo com o designer, um smartphone todo em alumínio reduziria também o sinal e a velocidade de transmissão dos dados.
Já o depoimento de outro designer da Apple, Christopher Stringer, revela os testes de queda feitos pela companhia. Foram estes estudos que orientaram algumas dimensões, como a borda em torno do vidro e o ângulo dos cantos.
Fonte: 9to5Mac