Estádio do Corinthians contará com maior projeto de iluminação do mundo. Na parte externa, um mega telão de LEDs mostrará imagens da torcida.
O Corinthians divulgou na última quinta-feira que o seu futuro estádio em Itaquera (São Paulo) terá o melhor projeto de iluminação do mundo. Em entrevista coletiva, Aníbal Coutinho, arquiteto da Arena Corinthians e Sérgio Costa, gerente da área de Projetos e Soluções OSRAM no Brasil, apresentaram detalhes a respeito da iluminação do estádio.
Segundo comunicado de imprensa, o palco de abertura da Copa do Mundo 2014 contará com diversas soluções luminotécnicas da OSRAM. Painéis de alta resolução serão utilizados como placares, e na fachada do estádio, um telão de LEDs com 170 m de comprimento e 20 m de altura, mostrará imagens da torcida durante as partidas.
“A solução dos telões é a mais moderna existente. São quatro telões (internos) de altíssima definição e o maior telão do mundo (do lado externo), que não visa mostrar publicidade, mas a torcida pulsante do Corinthians”, afirmou Aníbal Coutinho. O painel vai ser construído de frente para o estacionamento do estádio. No entanto, só deverá funcionar em dias de jogos, segundo o arquiteto.
De acordo com Sergio Costa, especialista em projetos luminotécnicos, o campo da arena terá a “melhor iluminação do mundo”, com aproximadamente 5.000 lux (unidade de medida para a iluminação de um ambiente). Este número representa um nível de iluminação 50% acima dos padrões exigidos pela FIFA, porém com facho de luz controlado, o que evita ofuscamento no público presente.
“Para deixar bem claro essa questão da melhor iluminação do mundo. Um escritório muito bem projetado tem nível de 500 lux. Outra referência é aquele circuito de Fórmula 1 de Cingapura, que transforma a noite em dia. Lá tem 3.000 lux de iluminação. O estádio terá nível de eficiência muito alta, acima do exigido pela Fifa. A gente pode dizer, sem dúvida nenhuma, que é a melhor iluminação de estádio do mundo”, disse.
A iluminação interna será composta das tecnologias mais eficientes e econômicas do mercado, como lâmpadas fluorescentes e luminárias de LED. Tudo com um alto nível de uniformidade horizontal, proporcionando a melhor iluminação, tanto para o público presente, quanto para a transmissão de TV em alta definição.
Entre as vantagens apontadas, está a economia de energia. “Esta tecnologia garante uma drástica redução da quantidade de pontos de luz necessários, proporcionando enormes reduções no consumo de energia e também nos custos de instalação, operação e manutenção”, garante Everton Mello, presidente da OSRAM.
Além disso, o arquiteto adiantou que todos os vidros da cobertura do estádio serão equipados com painéis solares, para captar energia solar e transformá-la em energia elétrica. “A geração de energia vai estar nos 4.500 m² de vidro da cobertura. Nós não vamos ter só geração de energia por células fotovoltaicas, mas também eólica (por meio do vento)”.
A empresa contratada para executar o serviço de iluminação da Arena Corinthians foi a responsável pelo projeto de iluminação do estádio alemão Allianz Arena e do da cidade de Durban, na África do Sul. A OSRAM também participou dos projetos dos estádios das cidades de Varsóvia e Gdansk, na Polônia, e Kiev e Lviv, na Ucrânia, sedes da Eurocopa. No Brasil, a empresa também foi responsável pela nova iluminação do Cristo Redentor, em março de 2011.