Site constata que novo notebook da Apple possui melhor tela fabricada até hoje, porém, impossível de consertar.
Basta a Apple lançar um produto para as habilidosas chaves de fenda da equipe do iFixit desmontá-lo e desvendar seus segredos tecnológicos. O site especializado em desmontagem e reparos de eletrônicos, revelou um guia com 16 passos onde são removidos todos os componentes do novo MacBook Pro, notebook da Apple apresentado no dia 11 de junho.
O passo a passo constatou dois pontos relevantes: a tela Retina do novo portátil de 15 polegadas, além de super fina, é a melhor tela de notebook fabricada até hoje, porém, sua “reparabilidade”, segundo os editores do iFixit, ganhou a pontuação mais baixa, eles afirmam ainda que o processo de desmontagem é bem complicado, principalmente no que diz respeito ao display.
De acordo com o site, a estratégia inovadora da Apple foi utilizar o painel de LCD como vidro frontal e a estrutura de alumínio como moldura do próprio painel LCD, que possui apenas 1,5 mm de espessura. O resultado do conjunto foi uma tela apenas 1 mm menor que a utilizada no modelo anterior, porém, com uma resolução de 2880 x 1800 pixels, quatro vezes maior que seus antecessores.
Para entender melhor, um monitor LCD normalmente é composto por uma estrutura de alumínio na parte traseira, um painel de vidro, e um painel LCD (entre o vidro e a capa de alumínio). No novo MacBook Pro, o painel de vidro foi removido, ficando apenas o LCD, e o chassi de alumínio servindo como moldura para a tela.
O iFixit afirma ainda que toda esta tecnologia tem um preço: se algo acontecer na tela, será impossível consertá-lo, obrigando o usuário a trocar toda a peça. “No caso de apenas uma parte falhar, é provável que tudo tenha de ser reposto”, destacaram.