Guardian desafia seis designers de renome. O resultado é uma inspiradora associação de ideias e a concepção de peças exclusivas em vidro.
A Guardian, empresa norte-americana de vidros e espelhos, com fábrica no Brasil, lançou um desafio a um grupo de seis designers para o desenvolvimento de peças assinadas que tivessem como matéria-prima o vidro e o espelho.
Com curadoria da crítica de design e jornalista Maria Helena Estrada, foram convidados os designers Guinter Parschalk, Guto Requena, Ilse Lang, Jum Nakao, Sérgio Rodrigues e o Studio MK27, com projeto de Marcio Kogan e Suzana Glogowski. O resultado foi a concepção de propostas criativas na aplicação de produtos Guardian em espelhos, móveis, vasos, quadros e luminárias.
A ideia surgiu logo após a decisão de montar uma loja conceito em São Paulo. “Sugeri que tivéssemos uma coleção de produtos Guardian destinados ao consumidor final. Dessa forma, teríamos um contato maior com toda a cadeia produtiva.” Foi assim que Fernando Laydner, Gerente de Marketing da empresa, criou o Desafio Guardian de Design. O projeto foi desenvolvido por André Ferraz, responsável pela coordenação de marketing, que fez a ponte com os designers e acompanhamento da produção das peças.
“A filosofia de trabalho da Guardian tem total sintonia com minha opinião sobre o papel do design: oferecer soluções que tragam mais qualidade de vida para as pessoas”, afirma Maria Helena Estrada, curadora do projeto. “Vislumbrei aqui a possibilidade de praticar o famoso “think out of the box” e convidar profissionais cujos trabalhos eram referência em seus setores, mas que trafegavam por caminhos completamente diferentes entre si. Outro ponto que me atraiu foi que este projeto não tem qualquer caráter competitivo nem aponta vencedores. Ao contrário: apenas celebra o design, a pesquisa, a ousadia de cada um dos convidados.”
O resultado do projeto Desafio Guardian de Design foi exposto no Brazil S/A, evento que aconteceu em Milão, durante o Salão do Móvel, e na CasaCor São Paulo. As peças terão produção limitada e seriada, e serão comercializadas no Brasil, em lojas de decoração e, em breve, na Casa Conceito Guardian, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, onde será inaugurado o primeiro showroom da empresa.