Solução plástica e funcional, escada ganhou status de claraboia, admitindo luz natural indireta para os quatro andares da propriedade.
Concluída em dezembro de 2011, a reforma e ampliação desta casa em Londres, Reino Unido, foi executada pelo escritório de arquitetura londrino Paper Project architecture + design.
Os clientes queriam dos arquitetos a maximização da luz e dos espaços da propriedade, mantendo a individualidade de cada um de seus três quartos.
Um símbolo destes requisitos, é a escada de vidro presente na sala, especificada para conectar dois andares adicionados ao projeto, antes destinados a um porão e um sótão, desta forma a casa passou a contar com quatro andares e aproximadamente 153 m² de área, praticamente o dobro da planta original.
O porão, abaixo do piso térreo, deu origem a uma moderna cozinha adornada por uma paleta de cores original, definida pelos tons escuros do mobiliário revestido com vidro e elementos em destaque na cor verde, pontuando a predominância do branco das paredes e piso. Já o sótão, espécie de extensão do telhado presente anteriormente no segundo andar, ganhou status de terceiro andar para abrigar uma suíte master.
O fluxo de iluminação natural é possível graças a escada de vidro transparente, que parece flutuar pelos pavimentos conectados. Como uma claraboia, a escada permite que a luz natural indireta inunde todos os andares, inclusive o porão.
Seus degraus em balanço, foram embutidos na parede apenas em uma de suas extremidades, mantendo a outra lateral do vidro distante alguns milímetros do guarda-corpo, também especificado em vidro incolor, o que aumentou a enorme sensação de insegurança.
Para o dimensionamento dos degraus, compostos por uma camada tripla de vidro revestida com película antiderrapante, os arquitetos adotaram parâmetros elevados de segurança, utilizando um coeficiente, de modo que, se uma das lâminas se quebre, não haja risco para os usuários.
Para tanto, a Paper Project especificou cada degrau com três vidros de 10 mm temperados e laminados, levando a composição a um total de 30 mm de espessura.
O resultado é uma escada de vidro em balanço com um design limpo e impactante. Configurando-se como uma importante aliada para arquitetos que busquem estruturas surpreendentes, com o máximo de transparência e segurança.