Casa Cor Minas Gerais 2010 abre suas portas

Casa Cor Minas Gerais em sua 16° edição

 

Belo Horizonte – Começou a 16ª edição da Casa Cor Minas Gerais. A mostra traz para Belo Horizonte 58 ambientes projetados para atender a todas as faixas etárias. Este ano, o evento acontece no Edifício Arcellor Mittal, no Centro. Se por um lado ficou mais fácil chegar ao local do evento, que foi na região da Pampulha em 2009, por outro, a circulação dentro do local ficou mais complicada, já que os ambientes foram distribuídos em quatro andares.

Adega projetada por Cioli Stancioli - Casa Cor minas Gerais 2010

Sustentabilidade

Nesta edição do evento, a sustentabilidade foi incorporada ao tema ”Sua casa, sua vida mais sustentável e feliz”. A preocupação ambiental aparece em vários ambientes, que utilizam madeira certificada, pisos em PVC e revestimentos em materiais naturais como o linho e a juta. Um dos ambientes que mais incorporou o conceito de sustentabilidade foi a adega projetada por Cioli Stancioli. Além da preocupação com materiais ecologicamente corretos, ele foi um dos únicos que promoveu a reutilização: o suporte das garrafas de vinho na parede é feito com latas de tinta. Em outra superfície, a parede é decorada com uma peça artística feita de papel.

Banheiro projetado por Cristina Morethson e Ângelo Coelho – Casa Cor Minas Gerais 2010

Iluminação

 

A iluminação é destaque de vários ambientes, com lustres elaborados e muito investimento em iluminação indireta. As lâmpadas de LED ganham força, principalmente para destacar focos da decoração. No banheiro criado por Cristina Morethson e Ângelo Coelho, as lâmpadas de LED formam pequenos pontos luminosos na parede de seixos. O destaque de vários ambientes são os lustres e as lamparinas, que aparecem em uma grande diversidade de formatos, materiais e cores.

Tecnologia

 

Ambientes high-tech chamam a atenção na mostra. No banheiro decorado por Dênia Diniz a banheira e o chuveiro são auomatizados e podem ser controlados remotamente, via celular ou internet. Outro destaque é o iPad instalado no home cinema projetado pela arquiteta Flávia Roscoe. Todos os controles de iluminação e da TV no espaço são feitos através do gadget da Apple, colocado na parede.

Ditadura da TV

 

Parece que o conceito de conforto e diversão atualmente é quase totalmente ligado à TV. Enormes televisões de LCD estão presentes em quase todos os ambientes. Em muitos lofts, elas chamam a atenção como um dos principais elementos do ambiente. Há televisores até no banheiro. Em alguns ambientes, os aparelhos foram trocados películas em em vidros que servem como a tela da TV. A imagem é gerada por projetores que ficam pendurados no teto. Uma solução inteligente foi encontrada pela designer Ana Lúcia Rodarte. No ”quarto da Charlote”, a televisão fica escondida por trás de um vidro fumê e só aparece quando ligada. Quando desligada, o quarto volta a ser um local de descanso, sem a interferência do aparelho.

Corian

 

O corian, material composto por resina acrílica e minerais naturais, tem um efeito similar ao da laca e foi usado em vários ambientes. Os designers destacaram que uma de suas vantagens é a possibilidade de fazer móveis com curvaturas sem que haja emendas aparentes. Outra característica do material é que, por não ser poroso, ele é fácil de limpar. O corian apareceu em todo tipo de ambiente: desde o quarto do bebê até a cozinha. No quarto de bebê, as designer Jane Cabral e Sônia Melo desenharam uma bancada com banheira embutida branca, feita em corian. Já no escritório do publicitário criado por Ana Carolina Matos, o material é usado na mesa amarelo-gema, um dos destaques do ambiente.

Cores

 

Marrons e beges dominam a cartela de cores usadas nos ambientes. Na grande maiora dos espaços, o que se vê são cores austeras. Muito preto, branco, bege e tons terrosos. Os tons mais femininos, como o rosa e o roxo, ficaram nos detalhes. As cores fortes e mais primárias como o verde, azul, amarelo e vermelho ficaram relegadas aos espaços destinados aos jovens e as crianças. Nos quartos infantis, essas cores vêm sempre acompanhando um fundo branco.

Serviço:

Casa Cor 2010
Avenida João Pinheiro, 580
De 24 de agosto a 5 de outubro
Horário:
Terça a sexta – de 14h às 22h
Sábado – 13h às 22h
Domingo – 12h às 19h
Preço R$ 36,00 (idosos e estudantes pagam meia)
Mais informações no site www.casacorminas.com.br
Por : Luisa Brasil

Fonte : noticias.lugarcerto.com.br