Ousado projeto residencial na Índia propõe uma série de piscinas de vidro suspensas instaladas nas varandas.
Um ousado projeto residencial em Munbai, na Índia, vem ganhando destaque em blogs pelo mundo. Trata-se do ISM Parinee Ohm Tower, um conceito de “clubhouse” composto por um moderno edifício ondulado de 30 andares que abriga apartamentos e áreas de lazer.
Mas a característica mais marcante da torre encontra-se nas varandas. Uma série de piscinas de vidro suspensas estão previstas para serem instaladas. A borda de vidro da piscina ganha a função de guarda-corpo e o resultado gera um grande impacto visual, criando a ideia de imensos aquários.
O projeto foi concebido pelo escritório de arquitetura James Law Cybertecture, de Hong Kong, para o grupo Parinee Developers. O design ondulado da fachada é inspirado no efeito gerado por uma gota tocando na água.
O desenho da torre demonstra a fluidez e a natureza dinâmica do movimento destas pequenas ondas se propagando. O efeito de uma gota caindo na água também gera uma espécie de vácuo no centro da superfície tocada, criando um espaço vazio. O projeto Ohm Tower evoca a essência deste movimento, criando uma volumetria vazada no centro da construção. Este espaço é preenchido por uma enorme estrutura de vidro oval representando a gota, seu interior é destinado ao clubhouse.
O arquiteto James Law explica que o contorno da fachada também pode ser visto como uma representação abstrata do símbolo Ohm (Ω), unidade de medida internacional da resistência elétrica, simbolizada pela letra grega ômega.
O design da fachada de vidro do edifício permite que a luz natural e a ventilação cruzada invada os apartamentos, pois cada unidade possui pelo menos duas faces envidraçadas. A especificação de vidro de controle solar baixo-emissivo contribui para o melhor desempenho energético, impedindo a entrada do calor, sem barrar a luminosidade.
Com 140 metros de altura, a proposta do empreendimento é proporcionar uma experiência de vida única em um ambiente moderno e luxuoso para os moradores.