Instalação do artista Dale Chihuly recria em vidro as chamas da tocha olímpica em comemoração às Olimpíadas 2012
Sede dos Jogos Olímpicos de 2012, Londres apresentou ao público no início deste mês uma moderna instalação de arte em alusão à tocha olímpica. A enorme escultura de vidro, criada pelo renomado artista norte-americano Dale Chihuly, possui cores e formas que remetem à chama da tocha.
Exposta no Park Lane, a obra intitulada “Chandelier Torchlight”, faz parte de um programa de arte pública internacional desenvolvida pelo escultor. A peça permanecerá no local até o encerramento do evento, prometendo cativar e inspirar a imaginação do público ao longo dos próximos meses.
A versão artística da tocha olímpica possui 635 quilos e seis metros de altura. Sua estrutura é composta por 350 peças de vidro, em formas orgânicas, brilhantes e constituindo uma profusão de formas esculturais. Iluminada à noite, a instalação se destaca na paisagem do centro de Londres.
Dale Chihuly é considerado o artista contemporâneo do vidro mais impressionante do planeta. Ele também é conhecido por ser o criador do movimento “Studio Glass”, que completa 50 anos em 2012 e defende o uso do vidro como meio artístico para esculturas.
A maior coleção de suas obras está no Museu de Arte de Oklahoma, nos EUA, e durante a última década, noventa e sete exposições em sete países apresentaram obras de arte de Chihuly, que foram apreciadas por mais de 10 milhões de visitantes, fazendo dele um dos artistas vivos mais populares do nosso tempo.
Uma exposição de seus trabalhos faz parte da programação de atividades culturais de Londres para os Jogos Olímpicos de 2012. A exposição, que tem trabalhos feitos pelo artista e pela equipe do seu estúdio nas últimas quatro décadas, acontece na galeria Halcyon, no oeste de Londres, até o dia 12 de março.
Fonte: BBC Brasil