Mercedes e GM apresentam os vidros multimídias do futuro (vídeo)

Conceitos revelam janelas e para-brisas que se transformam em telas interativas sensíveis ao toque e até aos gestos

Sistema DICE da Mercedes Controla Funções e Aplicativos por Gestos
No projeto DICE da Mercedes, o carro possui direção automática, com isso, o para-brisa ganhou muita interatividade com o sistema de realidade aumentada controlada por gestos

 

A Mercedes apresentou na CES 2012 um interessante conceito batizado de Dynamic & Intuitive Control Experience (DICE), em que o carro assume a condução permitindo aos ocupantes navegarem por gestos todo o seu sistema multimídia.

No projeto, o painel e o console central do carro são substituídos por uma ampla tela sensível aos movimentos que controla os comandos da direção automática e ainda permite navegar pela web e por todos os seus aplicativos multimídia: redes sociais, GPS, som, informações e até ler emails. O detalhe interessante é que todas estas informações são projetadas no para-brisa, transformando o vidro em uma grande tela 3D.

O sistema de leitura de movimento também está presente no para-brisa que, ganhou muita interatividade com o conceito de realidade aumentada, uma espécie de evolução da tecnologia Head-up, onde diversas informações são projetadas em 3D no vidro como parte natural da paisagem.

Segundo informações do site Revolução Digital, o carro conduz a direção automaticamente, não sendo necessário qualquer atenção por parte do condutor. Mas caso queira, o ocupante pode assumir a direção do veículo, o que limita automaticamente as projeções multimídia no para-brisa.

O conceito apresentado pela fabricante alemã tem como principal objetivo otimizar o tempo e desestressar as pessoas durante a exaustiva rotina de trânsito, possibilitando uma condução segura ao mesmo tempo em que permite a leitura de emails e notícias, por exemplo.

 

Janela multimídia

Outro interessante conceito em entretenimento para carros, foi apresentado pela General Motors. A tecnologia, muito parecida com a Window to the World (Janela para o Mundo) da Toyota, propõe janelas interativas com vidros sensíveis ao toque, onde é possível explorar diversas funcionalidades alterando até mesmo as paisagens e vistas dos ocupantes.

A ideia tem como alvo principal os passageiros dos bancos traseiros. O sistema operacional permite desenhar, interagir com personagens virtuais, redes sociais e a todo o universo de realidade aumentada.

A GM Advanced Tech Window é uma criação conjunta da montadora com os estudantes do Instituto de Arte e Design de Bezalel, que tiveram de imaginar as janelas traseiras como uma ligação entre os passageiros e o exterior.

Segundo Thomas Seder, chefe do Grupo de Interação da GM, a ideia é fazer com que as informações se apliquem ao meio envolvente, interagindo com este ou adaptando-se às informações do carro: se o veículo estiver em alta velocidade, a personagem virtual se adequaria a esse tipo de deslocação.

O protótipo do sistema, denominado Dubbed Windows of Opportunity (WOO), funciona com sensores óticos e de movimento, embora a versão que entre em produção possa recorrer a vidros inteligentes, com a capacidade de alterar a sua transparência.