Alta na demanda das construtoras pelo sistema unitizado leva grandes fabricantes de esquadrias em alumínio a investirem em capacitação
A Belmetal, distribuidora e desenvolvedora de sistemas em esquadrias de alumínio, se atentou à tendência irreversível do mercado pelo sistema unitizado nas fachadas e realizou treinamento intensivo com sua equipe interna no mês de novembro, a fim de ampliar sua participação nesse segmento a partir do ano de 2012.
Com origem americana, o sistema unitizado representa uma evolução no que se refere às fachadas cortinas, configurando-se por painéis formados por vidros colados com silicone na própria estrutura da esquadria, que são produzidos industrialmente e ganham velocidade e praticidade na instalação, promovendo diversas vantagens em tempo e custo ao construtor.
O evento teve duração de três dias, e contemplou visita dos profissionais na fabricante de esquadrias Luxalum; visita em duas obras com instalação do sistema; palestras com profissionais conceituados do segmento, como o consultor de fachadas Paulo Duarte; o consultor de silicone Fabrice Barriac; o engenheiro Henrique Sabione, representando a fabricante de esquadrias Itefal e a consultora técnica da Afeal, engenheira Fabíola Rago Beltran, que abordou a questão das normas atuais para o segmento das esquadrias.
Também participaram do encontro o presidente da AFEAL – Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, Lucinio Abrantes e o diretor industrial da Luxalum, Antonio Abrantes. Após a explicação dos palestrantes, o gerente de Engenharia e Produtos da Belmetal, Arimatéia Nonatto, responsável pelo desenvolvimento da Offset Wall, linha de unitizados da empresa, discorreu sobre detalhes de obras e especificações técnicas.
Para ele, não há dúvida de que as fachadas unitizadas representam o sistema construtivo do momento. “Falando em uma linguagem mais comum, o sistema unitizado é a ‘bola da vez’ e será a razão da Belmetal participar da construção civil como produto. Possui alto valor agregado e demanda inteligência por parte dos profissionais. Precisamos de pessoas eficientes, com relacionamento de mercado, experiência de obras executadas e conhecimento técnico do produto. Essa é a razão desse treinamento para ganharmos ainda mais espaço no mercado da construção civil”, afirmou.
Com alta aceitação no mercado, a linha Offset Wall possui, entre algumas de suas vantagens, a grande facilidade de instalação, sendo facilmente compreendida pelos profissionais da indústria de fachadas. Está presente em obras de grande visibilidade no país e no exterior como o Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu (Uruguai), a sede administrativa da Petrobras, em Vitória (ES); o Palácio do Governo – Sede Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG); Centro Empresarial Nassau, em Recife (PE), entre outras obras de destaque.