Philips apresenta conceito de colmeia urbana

Projeto contribui para preservação da espécie e polinização dos grandes centros, após vertiginoso declínio das colônias de abelhas

Colmeia Urbana da Philips - The Urban Beehive
Com um design pouco convencional em vidro, a Colmeia Urbana da Philips busca reproduzir um ambiente ideal para a produção de mel dentro das residências

 

A Philips apresentou durante a Dutch Design Week (feira holandesa de design), um conceito de Colmeia Urbana que, além de respeitar o comportamento natural das abelhas, permite a observação de todo o processo de produção do mel dentro de casa.

O protótipo foi projetado para ser instalado em janelas simples e o mecanismo é formado por dois módulos, a parte branca, instalada do lado de fora da janela, composta por um vaso de flores e entrada/saída para as abelhas, e a parte de vidro, contendo uma série de favos, voltada para o lado interno do ambiente.

O melhor de tudo é que puxando um pequeno cabo localizado na parte inferior do compartimento de vidro, é possível extrair mel fresquinho produzido pelas abelhas.

A colmeia urbana foi desenvolvida com uma textura ideal para as abelhas produzirem o mel e também vem com uma abertura para introduzir fumaça na colmeia para acalmar as abelhas quando for necessário inspecionar o sistema.

Segundo o Inhabitat, o conceito faz parte da linha Microbial Home Design da Philips. A linha busca repensar a vida doméstica, tornando-a mais sustentável e amiga do meio ambiente.

Colmeia Urbana da Philips - Urban Beehive
Puxando um pequeno cabo localizado na parte inferior do compartimento de vidro, é possível extrair mel fresquinho produzido pelas abelhas